Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Ipoema a Itambé do Mato Dentro

Depois de renovar as energias, pernoitando em Ipoema, seguimos viagem pelo Caminho dos Diamantes da Estrada Real, rumo a Conceição do Mato Dentro. Como o trecho é longo, no post de hoje foi escrever sobre o trecho que fizemos pela manhã, saindo de Ipoema até Itambé do Mato Dentro

TR4 deadpool, Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
TR4 Deadpool em Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016

Quer saber como foi o trecho entre Ipoema e  Itambé? Vem com a gente, vem!

Se você está planejando fazer a Estrada Real, sugiro dá uma olhada nos posts que já publiquei e continuar por aqui, porque ainda tem MUITA coisa para colocar no ar, porque a viagem foi longa e muito rica. Se preferir, já subi alguns vídeos no nosso canal do Youtube.


Ipoema - Senhora do Carmo

Nós saímos de Ipoema pouco antes das 9h30, seguindo a indicação dos marcos, em direção à Serra dos Alves. Na altura do Marco 403 inicia o trecho de estrada de terra. 

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Ipoema, Minas Gerais, Brasil
Início da Estrada de terra, saindo de Ipoema, pelo Caminho dos Diamantes. Agosto/2016.

A estrada, mesmo sendo de terra, tem boas condições (só vai sacolejar um pouco) e mostra paisagens lindas, com muito verde e montanhas. Levamos uns 30 minutos para fazer esse trecho, indo tranquilamente.

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Ipoema, Minas Gerais, Brasil
Estrada Real, altura do marco 402, à esquerda vai-se para Serra dos Alves e as belas cachoeiras da região. Foto: Google Street (passei rápido e não estava filmado, #mimata).
Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Senhora do Carmo, Minas Gerais, Brasil
Estrada Real, chegando em Senhora do Carmo. Agosto/2016.


Senhora do Carmo

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Senhora do Carmo, Minas Gerais, Brasil
Capela de São José, de 1860.
Fonte: Encantos pra Ir
Senhora do Carmo é um distrito de Itabira, com uns 3 mil habitantes, tendo sido criado em 1870, com o nome de Carmo de Itabira e passando a se chamar Nossa Senhora de Itabira na década de 1910, e apenas ganhou o nome atual em 1938. Mas além desses nomes, já foi chamada também de Fazenda das Cobras, Andaime e Cobra. O pequeno povoado é rico em lugares para passeios em suas Serras e banhos nas cachoeiras ali perto, sendo cortada pelo Rio Tanque, onde explorava-se ouro. O distrito lota no dia 16 de julho, quando fieis de Nossa Senhora do Carmo vão até o distrito, que chega a triplicar sua lotação.

Um dos principais atrativos deste povoado é a Serra dos Alves, com ar puro, montanhas e muito verde, com muitas cachoeiras de águas claras e rica fauna e flora, mas sem infra-estrutura turística. Esta Serra faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, e é um dos divisores de águas entre as bacias dos Rios São Francisco e Doce, com várias cachoeiras no Rio Tanque, com destaque para o Cânion do Marques, Cânion Boca da Serra e a Cachoeira do Bongue. Nas festas, são destaques as religiosas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, Divino, São José, Senhora do Bonfim, sempre acompanhadas pela Banda de Marujo Nossa Senhora do Rosário.


Se você está procurando hospedagem em Itambé do Mato Dentro, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.



Senhora do Carmo - Itambé do Mato Dentro

A estrada foi asfaltada recentemente e o trecho é bem tranquilo. Fizemos o trajeto em apenas 22 minutos.

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Senhora do Carmo, Minas Gerais, Brasil
Saindo de Senhora do Carmo, rumo a Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.
Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Chegando em Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.


Itambé do Mato Dentro

Finalmente chegamos ao oitavo município do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, com menos de 2.500 habitantes, emancipado apenas em 1964. Seu nome é de origem tupi, onde Itambé significa "pedra afiada" e esta cidade fica encravada na Serra do Cipó atraindo amantes do ecoturismo, no entanto a cidade ainda não despertou para o potencial que tem, já que são poucas as opções de hospedagem e restaurantes.

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Igreja Matriz Nossa Senhora das Oliveirasde, 2001, na Praça 1º de Março, em Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.

Nesta pequena cidade você vai encontrar como um dos grandes atrativos o povoado de Cabeça de Boi ou Santana do Rio Preto, localizado na divisa das montanhas do Parque Nacional da Serra do Cipó com a Serra do Lobo, dentro da APA Morro da Pedreira, e suas cachoeiras, a 10km da "cidade", por uma estrada de terra, em boas condições e paisagens maravilhosas, além de guardar o Pico Itacolomy do Itambé, segundo mais alto da região. As festas tradicionais do povoado são das de São Sebastião em Junho, Divino em Junho/Julho e Sant'Anna, padroeira da comunidade.

Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Estrada para Cabeça de Boi, povoado de Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.
Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Serra do Cipó, caminho para Cabeça de Boi. Agosto/2016.
Se você curte ecoturismo, procure pelas Cachoeira Itambé, Cachoeira do Lúcio, Baixada das Crioulas, Lajeado, VitóriaPoço do Encantado, Serenatado Chuvisco, das Maçãs e Poço do Encantado, além do Vale das Poes e as caminhadas pela própria Serra do Cipó.

Poços de uma das Cachoeiras, a caminho de Cabeça de Boi, em Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.

Se você estiver colecionando os carimbos do passaporte, dirija-se para os seguintes pontos:

  1. Pousada Lava-Pés,na Rua Lava-Pés, 209
  2. Centro de Artesanato, na Praça 1º de Março, s/n
  3. Hotel Estrela, na Rua Central, n. 240A.
Nós pegamos nosso carimbo no Hotel Estrela, onde almoçamos. A comida é bem simples, assim como o local, e o preço acessível (R$29,90 o kilo). As escadas para subir são penosas, cuidado ao subir, ok?

Mais um carimbo! Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016
Almoço no Restaurante do Hotel Estrela, em Itambé do Mato Dentro. Agosto/2016.

Nós passamos rapidamente por Itambé e fomos até Cabeça de Boi para conhecer um pouco da Vila, que é uma gracinha e demos um pulo muito rápido na Cachoeira do Lúcio para tirar umas fotinhas. Se preferir, programe-se para dormir nesta cidade para poder curtir todas as cachoeiras que o local oferece e não tivemos tempo de aproveitar.

Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Estrada para Cabeça de Boi, Itambé do Mato Dentro e a Serra do Cipó ao fundo. Agosto/2016.


Como o wikiloc deu problema na hora de gravar o trecho entre Ipoema e Itambé do Mato Dentro, pois que pausei e na hora de despausar ele perdeu TODO o caminho que eu tinha feito (buaaaa), inclusive a nossa incursão até Cabeça de Boi. Assim, vou deixar aqui o link do rastro que usei como base para meu caminho na Estrada Real, mas tenha em mente que foi feito no sentido contrário ao que fomos e que foi feito de bicicleta.

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Ipoema, Itambé do Mato Dentro
Nosso trecho da Estrada Real, pelo Caminho dos Diamantes, entre Ipoema e Itambé do Mato Dentro. O Caminho em vermelho foi feito integralmente pela Estrada Real.

Esse trecho pode ser percorrido tranquilamente por qualquer carro, ok? O trecho todo tem pouco mais de 31km de extensão.



Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro