Estrada Real - Caminho Novo - Santos Dumont a Barbacena (MG)

Depois de percorremos o trecho do Caminho Novo da Estrada Real de Juiz de Fora - Santos Dumont e almoçarmos em Santos Dumont, fomos para a Fazenda Cabangu par visitar o Museu Casa de Santos=Dumont e de lá completar a viagem até Barbacena (MG).

Conferindo o acervo do Museu Casa de Santo=Dumont, na Fazenda Cabangu em Santos Dumont (MG). Março/2016
Nossa visita ao Museu foi bem rápida, pois assim que começamos a almoçar começou a chover e não parou mais...

Estrada Real de Santos Dumont até a Fazenda Cabangu. O trecho da BR-499 está ótimo. Março/2016.

O estacionamento do Museu fica antes da entrada dele, no "acostamento" da BR-499. É só atravessar a linha do trem e pagar os R$2 de entrada que você acessa a Fazenda.

O estacionamento para a Fazenda Cabangu fica nas margens da BR-499, depois é só atravessar a linha de trem. Março/2016.

A casa é simples e o acervo é muito bom. As meninas gostaram de conhecer o lar do inventor do avião e ver outras invenções dele de perto.

Nós saímos do Museu já era 16h e com chuva preferimos não arriscar a fazer o trecho da Estrada Real até Barbacena, porque ficamos com medo das condições do trecho, pois se no trecho anterior já estava ruim sem chuva, quem dirá que condições estaria este com chuva... ainda mais já sem sol para iluminar o caminho.

Entrada do Museu Casa de Santos=Dumont e a direita é a Estrada Real até Antonio Carlos. Março/2016.
Preferimos não arriscar e infelizmente perdemos um dos poucos trechos que ainda preservam o calçamento original da Estrada Real que fica nesse trecho (entre os marcos 1608 e 1606), além de chafarizes da época, como o do marco 1607... Fica pra quando voltarmos em outra ocasião!

Assim, deste trecho fizemos uns 20% do planejado, conforme no mapa abaixo. Optamos por seguir para Barbacena pela BR-040 e assim chegarmos na cidade com tempo para darmos uma volta por ela.

Nosso trecho entre Santos Dumont e Barbacena. Em laranja o caminho que fizemos e em vermelho o caminho da Estrada Real que deixamos para traz.
Chuvinha chata que não nos deixou... fomos então pela BR-040 para termos segurança. Março/2016

Para quem planeja fazer este trecho de 69km, é bom chegar nele até meio-dia para ter tempo de sobra e não ter surpresas pelo caminho. Para pegar suas direções, acesse:
  1. Santos Dumont - Antonio Carlos: Instituto Estrada Real x Wikiloc (de bicicleta)
  2. Antonio Carlos - Barbacena: Instituto Estrada Real x Wikiloc (de bicicleta)
Nossa rota eu carreguei na minha conta do wikiloc, e pode ser acessada aqui. Como não fomos pela Estrada Real, é possível fazê-la com qualquer veículo. Esse foi nosso último trecho da Estrada Real, pelo menos por enquanto!! rs

Quem estiver atrás de carimbo, Antonio Carlos não tem, mas atualmente você poderá conseguir o de Barbacena na Casa da Cultura (Biblioteca Municipal), na Rua General Câmara, 11. Quando fomos, o IER ainda informava que era possível carimbar no Hotel Serra das Vertentes (onde carimbamos o nosso) e no Museu Municipal, mas no documento atual (de janeiro/2016), eles não constam mais na listagem, então é bom verificar antes, ok?

Chegando em Barbacena (MG). Março/2016.
Pontilhão de Barbacena (MG). Março/2016.
Carimbando o passaporte em Barbacena (MG). Março/2016.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo
Zarpo

Seguros de viagem

Aluguel de carro

Ingressos para as principais atrações de Orlando

Passeios no seu destino

Viator

Trem na Europa