Que tal uma escapada para Penedo (Itatiaia) - Rio de Janeiro

Atualizado em 27/05/2022

Penedo é um distrito de Itatiaia, município do Rio de Janeiro, aos pés da Serra da Mantiqueira, localizado a pouco menos de 170km do Rio de Janeiro (considerando saída no Galeão), indo pela Rodovia Presidente Dutra. 

É a principal colônia findalesa no Brasil (fora da Região Sul), com influência nas construções da cidade e em sua cultura.

Serra da Mantiqueira, RJ
Serra da Mantiqueira. Julho/2015.

Conta-se que o finlandês Toivo Uuskallio chegou no Brasil em 1927 e que se instalou naquela região, trazendo alguns anos depois mais imigrantes finlandeses para trabalhar em suas terras, a Fazenda Penedo, cuja Casarão ainda está de pé, perto do ao Clube Finlândia (Av. Mangueiras, 2601) e da Fábrica de Chocolate Artesanal. Este Casarão abriga hoje eventos e festas sociais.

A cidade tornou-se turística no início dos anos 1950, quando a Rodovia Dutra foi inaugurada, dando melhor acesso a cidade. E isto fez com que as antigas pensões fossem ampliadas e reformadas, como o Hotel Bertell, Pequena Suécia (antigo Hotel Chácara das Duas) e Pousada Penedo. Hoje possui quase 60 acomodações e mais de 40 lugares para fazer uma boa refeição.

Penedo, Rio de Janeiro
Shopping Pequena Finlândia, no centro uma das chocolaterias de Penedo (RJ). Julho/2015.

Penedo vive hoje do "turismo de fim de semana", onde turistas, principalmente cariocas e fluminenses descansam da rotina do dia-a-dia, e por isso a cidade apenas fica movimentada entre quinta e domingo e nas férias. Se quiser curtir um friozinho, vá nas férias de julho; querendo curtir as cachoeiras, busque épocas mais quentes.

A cidade inclusive é destino preferido dos recém-casados. Acredita que até meus pais passaram lua de mel lá? E eu também hahahahaha. Algumas pousadas têm foco neste público, como a Valle dos Pássaros que me hospedei na lua de mel, em 2007 (e recomendo se ainda estiver nos mesmo padrões da época rs). Então, antes de fazer a sua reserva em alguma, confirme se a mesma aceita crianças.

Penedo, Rio de Janeiro
Rua das Velas, no centro de Penedo (RJ), e outra fábrica de chocolate. Julho/2015.
Para famílias com crianças a cidade também é um bom destino, uma vez que tem até uma aldeia do Papai Noel, e mesmo fora da época Natalina é possível encontrar o bom velhinho (os horários devem ser consultados para evitar frustrações).

A diversidade de restaurantes na cidade é muito boa, e não deixe de provar as trutas (peixe que você vai encontrar em qualquer restaurante dali). E claro não esqueça de parar numa das lojas de chocolate da cidade e na sorveteria artesanal finlandesa cara, mas gostosa .

Penedo, Rio de Janeiro
Sorvete Finlandês. Hummmmmmm Julho/2015.
Os passeios são agradáveis e, em sua maioria, aptos para se fazer em família:
- Três Cachoeiras (na Avenida das Três Cachoeiras): é só estacionar o carro ali e dar o seu mergulho;
- Cachoeira de Deus (o acesso é por ruas de terra batida, dá para chegar perto, mas vai dar um tico de nada).
- Cachoeira Três Bacias
- Cachoeira das Antas (dentro do Hotel Fazenda da Serra)
- Poção do Rio das Pedras
- Cachoeiras do Rio Palmital (com acesso por trilha, em caminhada de vinte minutos)
- Cachoeira do Tangará
- Pico do Penedinho (tem que pedir autorização na Casa do Chocolate na Av Casa de Pedras, 10)
- Shopping Pequena Finlândia, com a Casa do Papai Noel 
- Clube Finlândia (confira o horário de visitação para ver o Baile Finlandês) com o Museu Finlandês Dona Eva
- Serra do Alambari (onde existem os trutários, que permitem pesca e degustação): para fazer caminhadas e tomar banhos de rio. Parece que entre agosto e outubro é possível ver milhares de borboletas por lá.

Infelizmente a Casa de Pedra, que foi construída pelo imigrante Toivo Uuskallio não é mais aberta a visitação.

Quem for com os crescidinhos pode arriscar andar de quadriciclo.

Perto dali você pode ir conhecer as "cidades" de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá já em Minas Gerais (pegando a RJ-163 e a RJ-151), e o Parque de Itatiaia.

Mais dicas do que fazer em Penedo: Blog Vambora - O que fazer em Penedo - Melhores Passeios e Atrações.

Penedo, Rio de Janeiro
Vista do Mirante do Último Adeus noParque Nacional de Itatiaia. Julho/2015.
 A única coisa que não gostei de saber que a região não possui água encanada (pelo menos não atenderia a demanda) e nem esgoto, e muitas pousadas compram água das nascentes de donos de chácaras e sítios da região (o que está notoriamente prejudicando os rios da região...) e fazem fossas, contaminando o solo...

O mapa do que já vimos em Penedo:



Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro