Nova Iorque - Central Park, o que tem para se ver neste grande parque?

No post de atrações must do de Nova Iorque, eu trouxe as várias atrações (e olha que existem MUITO mais do que foi postado ali) da cidade, e inclui o Central Park. Mas um parágrafo é muito pouco para se mostrar tudo que tem neste grande parque, então decidi fazer um post dedicado a ele.

Vamos desvendar o Central Park juntos?

Central Park. Fonte: http://michaelminn.net/



O parque possui uma área de mais de 3,400 km². Tem noção do tamanho? É praticamente impossível vê-lo todo num único dia, descobrir cada cantinho e detalhe. Sabendo o que se pode ver por lá, vai facilitar que você cubra o maior número de "atrações" que ele te oferece.

São estátuas, pontes, trilhas, construções, lagos, jardins, playgrounds, que você vai querer com certeza ter uma foto (selfie tá valendo! rs) em seu álbum de recordações.

Não existe um único caminho para entrar no Central Park. Ele vai desde a Rua 59 até a 110, entre as Quinta Avenida e a Avenida Central Park West (a Oitava Avenida).

Horário de funcionamento: 06:00 até 01:00, com entrada gratuita para todos desde 1858.

O mapa oficial com as atrações pode ser visto aqui.

Para ver onde tem banheiros pelo Central Park, clique aqui.

Caso você queira correr, sugiro que faça download do mapa oficial de corrida aqui, com sugestão de rotas com o tamanho da corrida, indo desde 1,42 milhas até 6,02 milhas cada volta.

Entre os meses de Abril e Novembro é possível pegar mapas e informações em um dos três quiosques de Informação espalhados pelo parque.

Hoje trago aqui as principais atrações do parque, que claro possui muito mais coisas que as listadas aqui. Para ver todas as atrações disponíveis no Central Park, acesse aqui.


Estátuas

As mais conhecidas são:

Alice in Wonderland. Fonte: NYC Parks
Alice In Wonderland - Mid Park (Lado Leste na Rua 75). Estátua de 1959, presente de George Delacorte para as crianças de Nova Iorque. As crianças podem subir e as fotos aqui com certeza ficarão lindas.

Baldo - South End (East Drive, na altura da Rua 67). Dedicada ao cão que salvou as crianças do Alaska, levando remédios para difteria na tundra congelada.

Romeo and Juliet - Mid Park (Rua 80, perto do Teatro Delacorte). Retrata o famoso casal de Shakespeare em tamanho real.

Simon Bolivar - Sul (Rua 59 com Avenida das Américas). Retrata Simon Bolivar, venezuelano e um dos maiores generais da América do Sul, por ter vencido os espanhóis e dado independência para Bolívia (nomeada assim em sua homenagem), Panamá, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Ludwing van Beethoven - Sul (dentro do The Mall, altura da Rua 70).

William Shakespeare - Sul (dentro do The Mall, altura da Rua 66).

Chistopher Columbus - Sul (dentro do The Mall, altura da Rua 66).


Lagos / Fontes

Harlem Meer - (lado Leste, entre as Ruas 106 e 110) onde as famílias pescam (mas devem devolver o peixe), nadam. É habitat de peixes, tartarugas e aves.
Central Park - The Lake. Fonte macaulay.cuny.edu

The Lake - Mid Park (entre as Ruas 71 e 78) com 20 acres.

Bethesda Fountain - Mid Park (ao norte da Rua 72), fonte com o Anjo das Águas, referindo-se as Palavras de João, que descreve um anjo descendo sobre a Piscina de Bethesda e dando-lhe poderes de cura. Esta fonte comemora o sistema de água Croton, que foi o primeiro a trazer água fresca para Nova Iorque em 1842. No verão a tradição de colocar flores de lótus e vitórias-régias na fonte é mantida desde o século XIX.

The Pond - Sul (entre as Quinta e Sexta Avenidas), é um dos poucos corpos d'água naturais, possui um ecosistema com 3,5 acres que imita o natural, com vários pequenos animais e pássaros.

The Loch - Mid Park (ao norte da Rua 102), pequena cachoeira com lago, que é parcialmente alimentada por um curso de água natural, conhecido nos séculos XVII e XVIII como Montayne's Rivulet, fluindo por baixo dos Arcos Glen Span e Huddlestone antes de chegar ao Meer.

The Pool - Norte (lado Oeste, entre as Ruas 100 e 103), uma pequena cachoeira construída pelos designers do Parque represando o Montayne's Rivulet, enviando água para formar o The Loch e o Harlem Meer. Foi uma das áreas mais danificadas durante a tempestade de Agosto de 2009.

Conservatory Water - Mid Park (lado Leste entre as Ruas 72 e 75). Cantinho favorito das crianças, por poderem subir nas esculturas, pelos programas de contação de histórias, modelos de barcos (quem não se lembra do filme Stuart Little?).  Entre os meses de Abril e Outubro é possível brincar com os barquinhos  de rádio-controle ou "de vento", onde você pode alugar um no Sailboat Rentals (917-522-0054).

Reservoir - Norte (entre as Ruas 85 e 96, de leste a oeste). Com 40 pés de profundidade, represa bilhões de litros de água. Foi construído em 1860 como suprimento temporário para a cidade, enquanto o sistema Croton era desligado para reparos por duas semanas por ano. É incrível imaginar que toda essa água durava 2 semanas, que hoje seria gasta em apenas 4 horas. Foi descomissionado em 1993, considerado obsoleto devido a construção do Terceiro Túnel de Água. Leva o nome da Jaqueline Kennedy Onassis.


Construções

Bethesda Terrace. Fonte: Central Park NYC
Charles A. Dana Discovery Center - (dentro do parque, na Rua 110, entre a Quinta Avenida e a Avenida Lenox) onde são mostrados programas comunitários de educação ambiental, exibições temporários. Aberto diariamente entre as 10:00-17:00. Possui banheiro.

Belvedere Castle - Mid Park (Rua 79). Calvert Vaux criou este mini-castelo em 1869. Aberto para visitação todos os dias, entre 10:00-17:00h.

Huddlestone Arch -Norte (Rua 105). Considerado um dos mais surpreendentes arcos do parque, montado com grandes pedregulhos, usando apenas a gravidade e a pressão para manter-se de pé. Datado de 1866, suporta a passagem entre o The Loch e     a East Drive.

Bethesda Terrace - Mid Park (Rua 72). No plano original era o centro do Central Park. Possui banheiro. É onde fica a Fonte de Bethesda. Dentro da construção é possível apreciar o Minton Tile Ceiling, teto de cerâmica, desenhado por Jacob Wrey Mould, com mais de 15 mil peças.

Obelisco - Mid Park (Lado Leste na Rua 81). Conhecido como Agulha da Cleopatra, é o objeto construído pelo homem mais antigo dentro do parque (1450 A.C). É um dos dois obeliscos trazidos do Egito (o outro retornou para o Egito para terem fundos para reconstruir o país). É especialmente bonito na primavera, quando o monumento é cercado pelas magnólias florescendo. Possui banheiro próximo.

Bow Bridge - Mid Park (Rua 74, a oeste do Bethesda Terrace), conecta o Cherry Hill com The Ramble. É a primeira ponte de ferro do parque e a segunda mais velha dos EUA.

Gapstow Bridge - Sul (Rua 62), sobre um pedaço do The Pond, é uma das pontes ícones do parque. É a segunda do local, pois a primeira era feita de madeira e ferro, mas deteriorou-se e foi substituída em 1896.

Delacorte Clock - Dentro do Central Park Conservation Center, na Rua 64 com Quinta Avenida. O relógio badela de meia em  meia hora, entre 8:00 e 17:00h.

Denesmouth Arch - Sul (ao norte do Central Park Conservation Center, na Rua 65) um dos arcos mais novos de Calvert Vaux. Suporta a Rua 65.

Arsenal - Sul (lado leste da Quinta Avenida com Rua 64). Construído entre 1847 e 1851 para guardar a munição da Guarda Nacional de Nova Iorque, mas teve essa função por pouco tempo, já que pouco depois foi criado o Central Park. Foi  o primeiro Museu de História Natural. Hoje é sede do Departamento de Parques e Recreação de Nova Iorque e do Zoológico de Central Park. Possui banheiro. Aberto de Segunda a Sexta, das 09:00-17:00h.


Centros de visitantes

Chess & Checkers House - Sul (Rua 64). Criado em 1865. Quem gosta de jogar xadrez pode pedir emprestado ao pessoal do parque ou pode trazer o seu. Também é possível jogar gamão e dominó. Funciona nos meses de Novembro a Março, de Quarta a Domingo, das 10:00 às 17:00h; e de Abril a Outubro, de Terças a Domingo, das 10:00 às 17:00h.

Dairy Visitor Center and Gift Shop - Sul (Rua 65). Onde você poderá encontrar eventos e programas realizados dentro do parque. Mapas, guias e souvenirs também são encontrados aqui. O prédio remete a uma casa de campo vitoriana, onde bebês e responsáveis podem encontrar um lugar calmo. No século XIX, era fonte de leite fresco e snacks. Abre diariamente, das 10:00 às 17:00h. 212-794-6564.



Paisagens

Cherry Hill. Fonte: http://www.centralpark-ny.com
Great Lawn - Mid-Park (entre as ruas 79 e 85). Área verde com 55 acres no meio do parque. Aberta entre meados de Abril e meados de Novembro.

Strawberry Fields - Mid Park (lado Oeste, entre as ruas 71 e 74). Memorial dedicado ao canto John Lennon. Por ser uma "zona calma", aqui cachorros são proibidos, assim como não é permitido correr, patinar, esportes, e música alta.

Cherry Hill - Mid Park (Rua 72, a Oeste de Bethesda Terrace), ideal para picnics, leituras ou banhos de sol, cercada por cerejeiras, azaleias, forsythias que florescem na primavera.

Conservatory Garden - Norte (Lado Leste entre as Ruas 104 e 106). Entre pela Quinta Avenida com Rua 105 ou pelo portão da Rua 106 (acessível a cadeirantes), dentro do Parque. É um parque "formal" com 6 acres, dividido em três menores, cada um com estilo diferente: Italiano, Francês e Inglês. O portão de ferro foi feito em Paris em 1894. Abre diariamente das 08:00 até o anoitecer. Possui banheiros. É uma "zona calma", cães devem estar com suas coleiras e devem estar na trilha todo o tempo, não é permitido nenhum tipo de esporte, nem música alta.

The Ravine - Norte (Rua 103), também danificada pela tempestade de Agosto de 2009. Esconde os prédios do entorno do parque e os sons da cidade, podendo-se ouvir o barulho da cachoeira, onde os visitantes podem apreciar a natureza, apesar de ser todo construído pelo homem.

Shakespeare Garden - Mid Park (entre as Ruas 79 e 80). Um jardim de 4 acres, com as flores e plantas mencionadas nos livros de Shakespeare.

Sheep Meadow - Sul (entre as Ruas 66 e 69). Área verde, onde acontece os grandes concertos, onde foi televisionado o primeiro passo do homem na Lua. É o primeiro local do parque a ser denominado de "zona calma", perfeito para relaxar. Indicada para picnics, soltar pipas, banhos de sol. Aberto diariamente das 11:00 até o anoitecer, entre os meses de Abril e Novembro.


Playgrounds

Carousel - Mid Park (Rua 64). Com sua música e 57 cavalos, é o quarto a funcionar no parque desde 1871. É uma das atrações mais populares. É dito que uma mula ou um cavalo, escondido dentro do carrosel, movia a plataforma entre 1873 e 1924. Os dois carroseis seguintes foram destruídos por fogo, o primeiro em 1924 e o segundo em 1950. O Departamento de Parques encontrou o atual abandonado num terminal em Coney Island, que foi então reformado. Durante os meses do verão, fica aberto diariamente, se o tempo permitir. Para horários, valores (~US$3) e outras informações, ligue para 212-439-6900 (ramal 12). Possui banheiro.

Wollman Rink - Sul (lado Leste, entra as Ruas 62 e 63). Aberto entre os meses de Novembro a Março, é uma tradicional nova-iorquina, onde muitos vão patinar durante os meses de inverno. Em 1858, patinava-se no The Lake; logo depois os patinadores também utilizavam o lago da Rua 59; um século depois, em 1950, com os lagos fechados para os patinadores, o Rink foi aberto. É possível alugar patins e armários. Também é possível tomar aulas. Possui banheiro.
Horário de funcionamento: Segundas e Terças: 10:00-14:30; Quartas e Quintas: 10:00-22:00; Sextas e Sábados: 10:00-23:00; Domingos: 10:00-21:00.
Valor do ingresso: Segunda a Quinta: Adultos US$11,25; Crianças (menores de 11 anos): US$6; maiores de 65 anos: US$5.


Trilhas/Caminhadas

The Mall and Literary Walk - Mid Park (da Rua 66 até a 72). As árvores formam um dossel nesta alameda, tornando-a uma das mais fotografadas do parque. O percurso tem um quarto de milha e é intencionalmente reta dentro do parque. O extremo sul é conhecido como "Literary Walk e onde ficam 5 estátuas do parque.



Central Park Zoo

Mostra animais de vários ambientes: tropical, temperado e polar de todo o mundo. É possível ver o leão marinho fazer truques para ser alimentando (11:30, 14:00 e 16:00). As crianças podem ter contato com bodes, ovelhas, vaca e um porco vietnamita. Esculturas emitem sons quando tocadas pelas crianças. Fica no lado Leste entre as Ruas 63 e 66. Entre Abril e Outubro abre todos os dias, das 10:00 até as 17:00 (17:30 nos finais de semana); entre Novembro e Março, das 10:00 às 16:30. Os ingressos podem ser adquiridos por US$11,70 (online) / US$13 (no portão) (3-12 anos); US$13,50 (online) / US$15 (no portão) (maiores de 65 anos); US$16,20 (online) / US$138 (no portão) (13-65 anos); crianças abaixo de 2 anos não pagam.
(Os banheiros são pagos).
Site oficial do Zoológico: http://centralparkzoo.com/


Mapa oficial editado do Central Park.  Fonte: Central Park NYC

O site oficial é o http://www.centralparknyc.org/ e lá você terá mais algumas informações, caso tenha interesse.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro