Estrada Real - Caminho Sabarabuçu - Sabará

Depois de termos completado o Caminho dos Diamantes e o Caminho Novo da Estrada Real, era hora de conhecer um pouco do Caminho Sabarabuçu. A ideia era percorrê-lo como um todo, mas como tivemos que cortar alguns dias, Caeté ficou de fora e fomos direto para Sabará.

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu
Sabará, visto do Hotel Solar Corte Real. Agosto/2016.

Quer saber o que tem para fazer em Sabará, confere o post de hoje.

Sabará

Sabará fica na região metropolitana de Belo Horizonte e seu nome vem do tupi tesá (olho) + berab (brilhante) + usu (grande), ou sejá tesáberabusu = Grandes Olhos Brilhantes, em referência às pepitas de ouro que eram encontradas na região, que era conhecida como Sabarabuçu.

Sabará era um arraial de bandeirantes do século XVII, que se tornou freguesia em 1707, tendo sido elevada a município em 1711 com o nome de "Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará". A antiga comarca de Sabará era a maior de Minas Gerais, chegando até Paracatu e o Triângulo Mineiro.

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra
Lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra. Agosto/2016

Sabará é a cidade histórica mais perto de Belo Horizonte, e seu centro história ainda preserva as vias estreitas de paralelepípedos e construções do Século XVIII. Assim o turista que visita a cidade vai encontrar várias atrações que remontam à época do Brasil Imperial:

1. Centro Histórico, na Rua Pedro II (antiga Rua Direita), onde ainda há casarões históricos preservados do Século XIX, além dos antigos Chafarizes da cidade:
    • Chafariz do Kaquende, de 1757, cuja nascente vem do Morro de São Francisco
    • Chafariz do Rosário.
    • Chafariz da Corte Real.
  2. Igreja de Nossa Senhora do Ó, de 1717, típica do Barroco Mineiro, com influência chinesa em sua arquitetura externa. R$2,00 (visita)
  3. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra, de 1713, uma igreja inacabada, pois era construída pela irmandade dos homens negros pardos da Barra do Sabará, mas pararam por falta de recursos.
  4. Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de 1763, com várias obras de Aleijadinho.
  5. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de 1710.
  6. Igreja de São Francisco, de 1781.
  7. Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Ravena, do século XVIII, com referências barrocas.
  8. Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de 1781.
  9. Capela de Santo Antonio. de 1731 (visita deve ser agendada).
  10. Capela de Sant'Ana, de 1747 (visita deve ser agendada).
  11. Museu do Ouro, que funciona na antiga Casa da Intendência e Fundição do Ouro e preserva objetos do período da extração do ouro no Século XVIII.
  12. Casa de Borba Gato, que nunca foi residência de Borba Gato, mas sim em referência à Rua; a casa já foi hotel, escola, casa de padre e hoje é uma instituição do IPHAN.
  13. Casa da Ópera, também conhecido como Teatro Municipal, foi construído em 1819, com estilo barroco italiano.
  14. Casa de Câmara e Cadeia, foi o segundo prédio da antiga Câmara e Cadeia, que funcionou de 1892 a 1924, hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal.
  15. Museu de Arte Sacra.
  16. Solar do Padre Correia, de 1773, com escadarias de madeira e talha da terceira fase do Barroco Mineiro, onde hoje funciona a Prefeitura de Sabará.
  17. Casa Azul, do século XVIII, onde hoje funciona uma repartição pública federal.
  18. Casa do Aleijadinho.
  19. Ruínas do Solar Melo Viana.
  20. Parque Natural Municipal Chácara do Lessa. perto do Centro Histórico, onde ainda há ruínas e minas remanescentes dos Séculos XVIII e XIX.
  21. Parque Eco Pedagógico Quinta dos Cristais, com grande área verde, no sul da cidade, e dentro abriga o Museu Temático da EscravidãoMuseu de Antiguidades

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja São Francisco de Assis
Largo de São Francisco, com a Igreja de São Francisco ao fundo e um relógio de sol (pichado 😠) em destaque. Agosto/2016.

Além disso, Sabará é a Terra da Jabuticaba, e assim todo ano é realizado o Festival de Jabuticaba, geralmente final do ano, em dezembro.

Sabará na Estrada Real

Se você está buscando os carimbos do seu passaporte da Estrada Real, busque os seguintes pontos:

1. Hotel Solar Corte Real, na Rua São Francisco, 345.
  2. Centro de Atendimento ao Turista, na Avenida Expedicionário Romeu Jerônimo Dantas.
  3. Museu do Ouro, na Rua da Intendência, s/n.
Para facilitar nossa vida, nos hospedamos no Hotel Solar Corte Real para descansar e já pegar o carimbo.

Nossa experiência em Sabará

Nós chegamos em Sabará a noite, e fomos direto para nosso hotel. Nós ficamos no Hotel Solar Corte Real (conto a experiência abaixo, ok). Pela manhã, tomamos nosso café e partimos cedo, rumo a Congonhas, mas não sem antes dar uma volta de carro pela cidade e ver algumas das igrejas históricas.

Sabará, wikiloc, roteiro
Nosso roteiro (de carro) em Sabará.

Assim passamos na Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra e o chafariz do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Carmo e o curioso cemitério em frente (com crânios no portão de ferro), Igreja Nossa Senhora da Conceição e a pequena e linda Igreja de Nossa Senhora do Ó, que para chegar só seguindo Waze mesmo rs.

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis. Agosto/2016.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra. Agosto/2016.
Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Chafariz Rosário
Chafariz do Rosário, perto da Igreja do Rosário. Agosto/2016.
Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo. Agosto/2016.
Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Cemitério
Cemitério em frente a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. O portão me chamou muita atenção rs. Agosto/2016.
Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (que a Jade falou que era do Capitão América #sorry rs). Agosto/2016.
Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Igreja Nossa Senhora do Ó
A lindíssima Igreja de Nossa Senhora do Ó. Agosto/2016.

Não entramos nas Igrejas (cientes que perdemos muito em não apreciar a sua beleza) por causa do tempo corrido do final da viagem, mas já deu para ter um gostinho do que a cidade tem a oferecer, em termos de história, ainda mais por estar pertinho de BH.

Hotel Solar Corte Real

Nós passamos uma noite no Hotel Solar Corte Real. A entrada é discreta: use o interfone pela entrada de pedestre ou utilize a rampa do estacionamento. Nós ficamos no quarto 202: para chegar no quarto não há elevador, é pela escada mesmo... O quarto é grande, com piso de tábua tipo durafloor, a cama boa, mas estava pedindo uma modernização, já que tinha ainda na cabeceira um nome de Hotel Del Rio, e dava para escutar os outros quartos. O banheiro é dentro do quarto, ficando sem janela e com a ventilação prejudicada, e o rebaixamento do teto estava caindo em algumas partes e o box era feito com fórmica (hein?!).

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Hotel Solar Corte Real
Quarto 202 do Hotel Solar Corte Real. Agosto/2016.

A limpeza era boa, a localização também, o estacionamento apertado no segundo andar (mas acho que o primeiro parece ser espaçoso) café da manhã razoável, mas o atendimento foi muito bom e o jantar foi bom.

Jantar no Hotel Solar Corte Real. Agosto/2016.

Sabará, Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Hotel Solar Corte Real
Café da manhã no Hotel Solar Corte Real. Agosto/2016.

O hotel conta com piscina, mas nem vimos a área de lazer, foi só para dormir mesmo. Nós jantamos aqui e a comida estava boa. O hotel fica relativamente perto do centro histórico, pertinho da Igreja de São Francisco de Assis.
Endereço: Rua São Francisco, 345, Centro, Sabará.