Estrada Real - Caminho Novo - Barbacena (MG)

Barbacena é uma cidade de Minas Gerais, com mais de 130 mil habitantes e mais de dois séculos de fundação. É também conhecida pela sua produção de rosas, vide o sucesso da Festa das Rosas no parque de exposições que a cidade costuma realizar, e por fazer parte do Caminho Novo da Estrada Real.

Barbacena vista do nosso quarto. Março/2016.

Barbacena não é bem uma cidade turística, mas possui atrativos que a gente não pode deixar passar:


Edifícios Históricos

De estilo colonial ou barroco, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Capela de Santo Antônio, a Antiga Casa de Saúde, Solar dos Andradas, Sobrado dos Vidigal, etc.

De importância histórica, você pode ir conhecer: o Fórum Mendes Pimentel, o Solar Bias Fortes, entre outros.


Museu da Loucura

Museu está fechado para visitar... =( Fonte: FHEMIG
Barbacena também é conhecida como "cidade dos Loucos" por abrigar um grande número de hospitais psiquiátricos, pois acreditava-se que seu clima ameno faria que os doentes ficassem mais calmos, facilitando o tratamento.

O Museu hoje mostra artefatos e fotos de pessoas que eram consideradas loucas, tendo sido um dos primeiros hospitais de psiquiatria de Minas Gerais, chegando a ter mais de 5 mil internos no auge.

Infelizmente está fechado para visitas.


Pontilhão Ferroviário

Construção de 1870 feita pelo arquiteto alemão Hertell, que servia de passagem para a locomotiva da Estrada Central do Brasil.

Pontilhão Ferroviário de Barbacena. Fonte: Pontos Turísticos do Brasil


Leito da Antiga Estrada de Ferro do Oeste de Minas

Infelizmente não consegui encontrar maiores informações e/ou referências de como chegar até a EFOM. Encontrei algumas fotos de trilheiros que foram até lá e o local me pareceu lindo. Acho válido entrar em contato com o Setor de Turismo da cidade ou guias locais para se informar como chegar lá. Encontrei apenas no Wikiloc uma trilha de 88km de bicicleta para os mais aventureiros.

Antiga ponte de ferro abandonada da EFOM e os morros que levam à Trilha do Martelo. Foto por Dimas S. Ferreira
Estrada de Ferro do Oeste de Minas. Foto por Dimas S. Ferreira.


Fazendas históricas

A cidade tem ligações históricas com várias fazendas e com a antiga "Vila de Barbacena" que contam a sua história:
  • Fazenda da Borda do Campo, que hoje pertence ao município de Antônio Carlos, antigo distrito de Barbacena; é a origem da cidade e foi construída no século XVII, sendo um dos locais de reunião dos inconfidentes;
  • Fazenda do Registro Velho, que era usada como ponto de parada da Estrada Real para registro do ouro e era propriedade do Padre Manuel Rodrigues da Costa, um dos inconfidentes;
  • Fazenda da Caveira de Cima, que já foi propriedade do delator dos inconfidentes Joaquim Silvério dos Reis;
  • Fazenda do Castelo, antiga propriedade do Padre Antônio da Sila Santos, irmão de Tiradentes.



Quem estiver fazendo a Estrada Real, não deixe de carimbar seu passaporte na cidade, na Casa da Cultura (Biblioteca Municipal), na Rua General Câmara, 11. Para entender saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro