Em casa na pandemia - Automatizando a nossa casa

Com esse isolamento social, muitos começaram a aproveitar o tempo que ficamos em casa para melhorar aquelas coisinhas que a gente já vinha enrolando há algum tempo, e eu me incluo nessa leva. Você já pensou em deixar a sua Casa Inteligente?


Traga o futuro para sua casa. Fonte da imagem: La triveneta cavi

Para deixar sua Casa Inteligente a primeira coisa a fazer é ter Wi-fi por toda casa (se for muito grande, pode ser necessário que você instale Repetidores de sinal, mas se seu celular tem sinal por toda casa, então você já está com primeiro passo dado). 


O segundo é escolher o que você deseja automatizar: lâmpadas, ar condicionado, TVs, rádios, cafeteria? Olhe sua casa com carinho e faça seu planejamento. Fazer tudo de uma vez só pode ser oneroso, você pode ir comprando aqui e acolá, até deixar tudo do jeitinho que você quiser.


A terceira é escolher sua assistente virtual. Hoje temos o Google Home e a Alexa. É um aparelho essencial? Digamos que sim e não. Se você quiser sair dando ordens pela casa, é essencial. Mas se você quiser controlar tudo pelo celular, ou criar rotinas com timer, o app que vem com os dispositivos inteligentes podem ser o suficiente.


Para ter assistente virtual você vai ter que comprar um aparelho para instalar na casa, ou pode usar o celular instalando o app Google Home ou Amazon Alexa na loja virtual do seu celular. Ter o dispositivo físico em casa facilita as coisas, pois todos poderão controlar a Casa e não ficarão dependendo do seu celular para tudo. O dispositivo de entrada da Google é o Google Nest Mini e o da Alexa é o Echo Dot (atualmente tem a Echo Dot de 3ª geração e a Echo Dot de 4ª geração).


Aqui em casa nós aproveitamos uma das promoções que a Amazon fez em outubro para compramos duas Echo Dots de 3ª geração e uma Echo Show de 5 polegadas. Por que compramos 3? Além de controlar a casa, as Echos possui uma caixa de som muita boa, e ficava bem mais em conta que colocar uma caixa de som de outra marca em cada ambiente, além do que, imagina estar no quarto e querer que a Alexa desligue o ar condicionado do seu quarto, sendo que ela está na sala? 


Programe lembretes para que a Alexa possa te ajudar com sua agenda. Fonte da Imagem: Mercado e Consumo

Desde que elas chegaram aqui estamos comprando os dispositivos inteligentes aos poucos. O primeiro foi um interruptor wi-fi para ligar as lâmpadas da varanda e de uma parte da sala, pelos vídeos de Youtube da vida, as melhores marcas são Sonoff e Nova Digital. Compramos um de 4 botões e é bem tranquilo de instalar, mas você tem que puxar um fio com fase, e não apenas de retorno e neutro como nos interruptores comum. Cada botão desse interruptor pode ser renomeado a sua maneira de modo a facilitar a configurar e a ativação quando você for acionar sua assistente virtual. Preferimos comprar interruptores de parede a colocar aquelas caixinhas tipo Sonoff básicas porque elas devem ficar escondidas para ficarem bonitas, e ao esconder, você fica dependente demais das assistentes virtuais, e se faltar internet, você pode ficar sem ter como ligar sua própria lâmpada... E colocar um interruptor sai mais barato ao longo prazo que colocar lâmpada inteligente, porque usando o interruptor wifi você pode continuar usando lâmpadas normais.  


Para automatizar o ar condicionado de janela (7.500 Btu) das meninas, optamos em colocar uma tomada inteligente de 16A da Positivo. O ar delas é daqueles mecânicos, antigos, sem controle e que não ficam em stand-by. Mas antes de colocarmos na tomada de 16A nos certificamos com a fabricante da potência máxima do aparelho: nosso caso era de 750W com 6A. Como essa tomada da Positivo tem 16A e suporta até 1000W, aguentou de boa. Mas tenha atenção que tem que ser tomada de 16A nesse caso. A de 10A a tomada nem entra...Se for comprar de outra marca, compare sempre a capacidade da tomada e a do seu aparelho de ar condicionado. Se seu ar condicionado for daqueles que ficam em stand-by e não retornam quando cai a luz, a tomada não vai funcionar. Se faltar internet, a tomada tem um interruptor, basta você acionar e o aparelho será ligado. O bom dessa tomada que pelo app Tuya dá ainda para controlar o consumo.


Para o ar condicionado split que temos na sala, ele tem controle remoto, mas não tem wi-fi, então automatizamos usando um Smart Controle Universal da Positivo. E por esse controle universal também automatizamos a TV e o aparelho da NET. Para a TV e a NET funciona bem o ligar e desligar, aumentar volume e mudar de canal, mas ainda não consegui fazer mudar o modo da tela (sabe, mudar de HDM1 para Netflix, por exemplo?); ele executa bem funções simples. Esse Smart controle tem uma porção de controles configurados no app (estamos usando o Tuya) e você tem que ir testando até encontrar a configuração que controla o seu aparelho de TV. Compramos essa semana um Smart Controle da I2GO, para controlar o ar condicionado de janela de nosso quarto (que tem controle remoto) e a TV do quarto, mas ainda não testei. Depois que o ligar, venho aqui atualizar o post e dizer se gostamos.


Como temos ventilador de teto em todos os cômodos e não encontramos um interruptor de ventilador que permita usar as duas rotações do ventilador (exaustão e ventilação), seguimos esperando alguma elétrica começar a vender. O que encontramos você tem que definir se vai querer colocar pra ventilar ou pra fazer exaustão... Para os mais animados até tem como colocar um sonoff basic para mudar a rotação, mas achei o vídeo no youtube beeeem complexo e como estamos evitando ao máximo trazer pessoas para nossa casa, optamos em esperar e colocar lâmpadas inteligentes naqueles que achamos mais necessários: no quarto das meninas e o ponto da sala que fica em frente à TV e fica dando aquele brilho chato... Usamos então uma lâmpada inteligente de 10W da Positivo e uma outra lâmpada inteligente da I2GO (essa chegou junto com o controle da I2Go e ainda não colocamos para funcionar). Ambas tem opções de mudar de cor, com várias possibilidades de luminosidade, o que para as crianças é uma festa. 


A listagem de dispositivos inteligentes cresce a cada dia: motor para persianas, detectores de fumaça, detectores de gás, câmeras de vigilância (normais ou 360º), ... 


Para ligar todos esses dispositivos inteligentes à Alexa, você primeiro vai configurar o wi-fi de cada um deles, conforme o manual, mas é bem tranquilo de fazer. Nós usamos o app Tuya em meu celular em todos eles e quando o Tuya sincroniza, o app Amazon Alexa  já percebe o novo dispositivo e já o adiciona na listagem.


Sincronize o Tuya com o app Amazon Alexa para incluir todos os dispositivos inteligentes. Fonte da Imagem: Tuya

E usar o app da Amazon Alexa é fácil. Você pode agrupar os dispositivos inteligentes por cômodo, criando grupos, nomeando cada dispositivo conforme for mais adequado para você: não precisa usar o nome que ele sugere, tipo "botão 1 do interruptor Nova Digital" pode simplesmente ser chamado de "luz sofá", tornando mais fácil a sua interação com sua assistente virtual. Além disso, usando a Alexa, criamos rotinas, que podem ser acionadas por voz, pelo celular, programadas com timer, tornando sua vida corrida mais fácil. O bom disso que dá até para simular movimentação na casa quando você estiver viajando. Além disso, dá para colocar a mesma música em todos os ambientes usando o Spotify ou mesmo a Amazon Music. 



Eu não testei o Google Home, mas acredito que funcione da mesma maneira que a Alexa.


Salve esse pin em seu Pinterest.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro