Diamantina (MG) - Pousada Relíquias do Tempo

Como vocês já devem ter percebido, nossa viagem pela Estrada Real foi TODINHA planejada, desde a rota, até os locais que nós iríamos pernoitar. Mas nem tudo segue os planos, certo? A hospedagem em Diamantina foi uma delas!! Eu havia reservado um grande hotel em Diamantina, famoso pela sua arquitetura, mas ao chegar lá, não gostamos do local, da energia, sabe quando isso acontece?! E assim tivemos que buscar ali, na cidade, um local para ficarmos. Busca na web, liga e foi assim que chegamos na Pousada Relíquias do Tempo. Ok, era bem mais cara que o hotel que eu havia reservado (ok, 50% a mais...), mas depois de vários dias na estrada, pulando de pousada em pousada, a gente só queria descansar e essa foi a primeira pousada que achamos com vaga, ainda mais depois da Vesperata que teve na cidade. O hotel anterior foi super atencioso, recebeu o meu carregador de bateria (eu havia esquecido o carregador original da Máquina e tive que comprar pelo mercado livre para entregar em Diamantina, por isso as fotos não estão tão bonitas quanto poderiam estar =( ) e ainda devolveu  o depósito que eu havia feito.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Vista da entrada da Pousada Relíquias do Tempo. Fonte da Imagem Google Street.

Enfim!! Quer saber como foi a nossa hospedagem na Pousada Relíquias do Tempo? Vem com a gente que vou contar tudinho!!


A Pousada Relíquias do Tempo

A Pousada abriga um museu com relíquias e peças antigas (Museu Daniel Luiz do Nascimento), e daí seu nome, e estas peças fazem parte da decoração da pousada. Basicamente são dois ambientes, um "colonial", numa casarão antigo (do Século XIX) com 18 apartamentos, na parte da recepção, e o outro "contemporâneo" (de 2012) com 11 apartamentos, num outro espaço, interligado ao "colonial", com uma proposta mais atual, mas sem deixar a essência da pousada de lado.

O Museu no casarão, a Pousada também abriga uma pequena biblioteca com diversas obras, uma capela e um salão de eventos (Salão JK).

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Salão na Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016
No "corredor" que interliga a parte colonial com a parte contemporânea tem um pequeno Museu de Festas Religiosas, com peças e representações das festividades de Diamantina.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Museu de Festas Religiosas fica no corredor que te leva para teu quarto. Agosto/2016.
Além disso, a pousada tem uma piscina de raia (uma raia só tá! Um grande retângulo!) e hidromassagem.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
360° da Área que tem a Piscina (clica para ver maior!). Agosto/2016.
Nós não fizemos reserva antecipadamente, ligamos e fomos conferir. Ficamos no Quarto 22, no espaço contemporâneo, e é com base nele que vou fazer a avaliação do post de hoje. Ficamos hospedados de Domingo a Quarta.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Quartos da Ala contemporânea.  Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016


Acomodação

Nossa acomodação (Quarto 22) fica na parte mais nova da pousada, na ala contemporânea. O Quarto é grande, e bem iluminado. O banheiro fica de frente à porta de entrada, mas a pia fica do lado de fora. Eram 4 camas box, uma queen e duas de solteiro para as meninas, TV de led, frigobar, além de prateleiras e um cabideiro para você acomodar as suas coisas; e uma pequena varanda com vista para a parte baixa da cidade. O quarto é um pouco abafado, e não tem ar condicionado (costume de "carioca" que quer ar condicionado em todos os lugares). O chão é de madeira e ressoa para os andares... Tinha tomada sem proteção com fios aparecendo.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Quarto 22.  Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016
Diz no site que há tratamento acústico no quarto, e realmente não ouvi barulho da rua, mas também nossa janela estava voltada para o estacionamento da pousada. Mas recebemos ligação da recepção (!!!) passando reclamação da hóspede do andar debaixo do barulho que as meninas faziam ( Ela tinha que reclamar era com o chão, que você anda e faz barulho!!!). (Nem vou comentar que a mulher era cri-cri e já tinha mudado de quarto quando chegamos, porque ela estava solicitando a mudança quando chegamos...) Ops, falei hahahaha.


Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Vista de Diamantina do nosso quarto na  Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016
A pousada é pouco acessível, pois tem muita escada, ainda mais por estar em casarão antigo. E mesmo na parte contemporânea é complicado porque para acessar os quartos usasse muita escada e o café é servido na parte que interliga as duas alas.


Cama

As camas eram espaçosas, com lençóis limpos e bons travesseiros. Mas a achei um pouco mole demais para minha coluna operada rs.


Banheiro

São dois "ambientes": a pia fica do lado de fora, no quarto, e o vaso e chuveiro em outro cômodo, com porta (amém!). O chão é em cimento queimado e há cortina de plástico (detesto!). O tamanho é bom, mas quando se toma banho acaba molhando tudo... Não tem secador de cabelos (para quem não fica sem vai ter que levar!!).


Limpeza

Toda a pousada e nosso quarto estavam bem limpinhos. Ainda mais que a gente arrasta cama para fazer camão e não havia poeira debaixo delas. Os lençóis e toalhas estavam bem cuidados.


Localização

A rua Macau de Baixo é o miolo de Diamantina e é possível conhecer todo o centro histórico a partir da pousada

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.


Estacionamento


Eles possuem estacionamento próprio (o que é uma benção em cidades históricas!!), mas para acessar tem que passar na recepção e avisar que vai entrar, sendo que a recepção fica na Macau de Baixo e o estacionamento na Rua do Tijuco.

Pousada Relíquias do Tempo, Diamantina, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
TR4 Deadpool no estacionamento da Pousada. Nosso quarto é a varandinha do segundo andar. A "casa de pedra" é a lavanderia. Agosto/2016.


Café da Manhã

O local de tomar café é na parte que interliga as duas alas. O chão é meio torto, o que deixa as mesas com uma inclinação incômoda, então procure uma mesa na parte mais plana.

Café da manhã.  Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016
É bom, feito na própria casa, mas sem muita variação. Achei o bolo muito seco e sem variação de sabores. Ovos mexidos são feitos a pedido. Pode-se pedir água na cozinha.

A tarde, por volta das 17h, é servido um chá (feito no fogão a lenha) com torradas, uma delícia depois de ter andado a cidade toda. Um carinho a mais. Gostei da proposta.

Chá da tarde disponível na  Pousada Relíquias do Tempo. Agosto/2016


Atendimento

O atendimento dos empregados (recepcionista, camareira, a moça do café da manhã) foi muito bom, cordial e educado. Da gerente (e da dona?!) achei que poderia ser um pouco melhor, pois fiz-lhe um questionamento e não tive resposta até hoje... rs Nada demais, sobre um item de venda, mas recebi uma resposta de que me falaria depois e não o fez.


Wi-fi

Bom, com alguns soluços. Utilizável.


Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.


Eles fazem algumas apresentações da Vesperata ali, o que pode gerar uma procura maior nessa época.

Tentamos usar a piscina, que nos foi dita ser aquecida, mas em nenhum dia o aquecimento estava ligado e eles só ligavam quando a gente pedia, e como isso demora a esquentar, nunca surtiu o efeito desejado... Uma lástima para as meninas que só queriam se divertir um pouquinho.

A Pousada Relíquias do Tempo é muito boa, só tem que rever os detalhes apontados aqui para ficar excelente. É um bom lugar para ficar em Diamantina e nós voltaríamos a nos hospedar ali.

O único senão que pesa é o preço... =(

Informações sobre a Pousada Relíquias do Tempo

Localização: Rua Macau de Baixo, 104
Página oficial: Pousada Relíquias do Tempo

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro