Páscoa - Cidades brasileiras conhecidas por seus chocolates

Aproveitando o feriado da Páscoa que chega esta semana, que tal fazermos uma lista dos destinos brasileiros que são conhecidos por seus chocolates?!

Cho-co-la-te!  Campos do Jordão. Julho/2015.Penedo

Ilhéus (BA)

Quer conhecer o ciclo completo do chocolate, desde o cacau até aquele pedacinho delicioso que derrete na boca? Então o seu destino é Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Lá acontece a Edição bahiana do Festival Internacional do Chocolate & Cacau, que apresenta toda a cadeia produtiva dessa deliciosa guloseima. Aproveite para visitar algumas fazendas da região e pegar um solzinho nas maravilhosas praias.

Cacau ainda no pé. Por Karla Leal, do Cariocando por aí.

Outros blogueiros em Ilheus: Cariocando por aí, Viagem sem frescura, Comendo Chucrute & Salsicha, Felipe - o pequeno viajante.


Gramado (RS)

O que dizer de Gramado?! Acho que não há viajante no Brasil que já não tenha ido ou que não tenha a cidade em sua lista de desejos. Gramado, na Serra Gaúcha, e sua cidade-irmã Canela, tem cheirinho de chocolate. A maioria das lojas possuem vitrines de babar, visitas às suas mini-fábricas, expositores de cair o queixo, além de chocolates de todos os sabores possíveis e imagináveis.

Loja da Lugano, em Gramado. Maio/2009.

Quando visitei a cidade, visitamos as lojas da Lugano e Caracol, e claro, voltamos para o Rio com a mala cheia de chocolate. Tem mais algumas fotos no meu álbum no Flickr, só pra você ficar com o gostinho de querer visitar a cidade e voltar com uns quilinhos extras, ops!

 
Algumas fotos de nossa viagem sem filhos ainda, em Maio/2009.



Campos do Jordão (SP)

Destino certo de Paulistas e Paulistanos, Campos do Jordão é cheia de lojinhas de chocolate, permitindo também visita em suas fábricas. No inverno, é impossível abrir mão daquele chocolatezinho quente maravilhoso e cremoso como nunca se viu igual!!!

Loja de chocolates em Campos do Jordão. Julho/2015.
Quando visitamos a cidade nas férias do ano passado, visitamos a loja da Cacau Show e a Fábrica da  Chocolates Araucária.

Outros blogueiros em Campos do Jordão: Embacando a dois, Malas & Malinhas, Vida de Viajete, Asas, pra que te quero!


Penedo (RJ)

Penedo é um distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e é um dos destinos preferidos dos Cariocas e Fluminenses no inverno. Por ser uma colônia filandesa, a cidade tem várias lojas de chocolate com fábricas artesanais na cidade.

Chocolates artesanais de Penedo. Julho/2015.

Quando visitamos Penedo ano passado, nós fomos na Casa do Chocolate, Fábrica de Chocolate do Papai Noel Joulupukin Skulaa e Tonttulakki Skulaat. Impossível não sair de cada lojinha com uma sacola cheia de chocolate.

Outros blogueiros em Penedo: Cariocando por aí, Casal só viagem, Viagem Café e Prosa, Embarcando a dois.

Caçapava (SP)

Caçapava, a 109km de São Paulo, esconde um tesouro para os chocólatras, pois abriga a Fábrica de Chocolates da Nestlé, que oferece o Tour Nestlé Chocolover com visita de 1:30h às instalações da fábrica. Por ser disputada, a visita deve ser agendada no site da Nestlé.

Instalações da Fábrica da Nestlé. Fonte: Viajante Brasileiro.


Vila Velha (ES)

Se você curte visitar grandes fábricas, ainda mais de cho-co-la-te, não deixe de conferir a Fábrica de Chocolates da Garoto, em Vila Velha, no Espírito Santo. Atente que apenas maiores de 7 anos podem visitar a fábrica e existe uma norma de vestimenta para poder entrar na fábrica (olha a higiene galera!!). No Chocotur, além da Fábrica, você visitará o Museu da Garoto.

Quem não conhece essa logo?! Fonte: D&D Mundo Afora

Outros blogueiros em Vila Velha: Vila Velha, Rotas Capixabas, Terra Capixaba.


Pomerode (SC)

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, vem se destacando nos eventos de Páscoa a cada ano, quando as tradições Pascais dos imigrantes alemães da cidade são celebrada, com eventos como a Osterfest e a Ostermarkt (feira de Páscoa). Além desta festa, você poderá provar os Chocolates Nugali, fabricados na cidade.

Que linda decoração de Páscoa. Fonte: Valentina na Estrada.

Outros blogueiros em Pomerode Vila Velha: Valentina na Estrada, Nativos do Mundo, Pés na areia.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo
Zarpo

Seguros de viagem

Aluguel de carro

Ingressos para as principais atrações de Orlando

Passeios no seu destino

Viator

Trem na Europa