Conte sua viagem - Portugal com crianças I - by Raphaela Tavares

Convidei a Raphaela para escrever seu relato de viagem a Portugal com seu filho, Raul, de 5 anos de idade, e sua família. O relato está dividido em quatro partes e vou colocar no ar nos próximos dias, não deixe de acompanhar.

Viajar com crianças é possível!! 'Bora conferir a dica dela?

"Saímos de São Paulo 27 de agosto de 2014, num voo da TAP, direto para Lisboa. O trajeto foi tranquilo, poltronas confortáveis, comissários atenciosos e serviço de bordo muito bacana, me serviram refeição especial, já que na época eu não comia nenhum tipo de carne.

Batalha, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.

Assim que chegamos em Lisboa, fomos direto e de carro para onde ficaríamos hospedados, Maçãs de Dona Maria, um vilarejo que ficava umas duas horas e meia da capital. A casa que ficamos nos foi emprestada e o carro também, então não tivemos muito gasto com hospedagem e nada de aluguel de carro. O lugar é uma graça, bem interior, tranquilo e todas as casas tinham suas "quintas" que eram quintais com oliveiras, parreiras, figueiras, macieiras e outras frutas. Raul ficou encantado e viciado em pegar frutas direto dos pés.

No dia seguinte fomos fazer um passeio em Tomar, que foi a antiga sede dos Templários, um aula de história direto do século XII, Raul amou visitar o Convento de Cristo, pois ele se imaginou um cavaleiro, com espada e escudo que compramos lá mesmo.

Fátima, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.


Batalha. Agosto/2014.
Foto: Raphaela Tavares.

 No terceiro dia fomos para Fátima, eu não consegui me surpreender com o local, por uma série de questões pessoais. As lembrancinhas não eram muito baratas, mas quem é católico, é um local imprescindível, minha mãe e sogra amaram. No mesmo dia fomos para Batalha e visitamos o Mosteiro de Santa Maria de Vitória, que levou 200 anos para ser construída. Cada detalhe me atraia, acho que foi uma das construções mais bonitas que vi no nosso passeio. Tínhamos acesso a uma parte do mosteiro, para conseguirmos ver tudo, tinha que pagar o bilhete, que tinha guia monitorando.  



Nazaré. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.


Na manhã seguinte fomos para Nazaré, o André estava ansioso por isso, pois surfa e essa praia é grande conhecida por suas ondas gigantes. O que mais me atraiu foram as senhoras vestidas de negro, lá parecia que o tempo tinha parado, aquelas senhoras de luto me impressionaram. Achei lindo o lugar e acho que tem um pouco de cultura grega.




Coimbra foi nosso próximo passeio, a cidade é bacana, mas a universidade é a cereja do bolo! Simplesmente é maravilhosa, a arquitetura é incrível e dizem que a biblioteca é fantástica, não fomos pois queríamos conhecer mais a cidade e tinha o passeio especial do Raul: Portugal dos Pequeninos. Esse parque é bem antigo e nele há réplicas de todos monumentos históricos do país. Ficamos a tarde inteira por lá e Raul amou, mas estava muito quente, então chegou um momento que estava insuportável o sol forte.

Coimbra, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.

Na mesma noite fomos em uma festa religiosa regional de Maçãs de Dona Maria, eu gostei bastante, parecia cena de filme antigo rodado no interior, havia coreto, procissão, barracas de doces, música regional e iluminação com fios repletos de lâmpadas amarelas.

Como tenho problema com enjoos, sempre colocava o GPS para andar nas autoestradas, então perdemos muitas paisagens lindas durante nossa viagem, mas por outro lado otimizamos o tempo, pois muitos caminhos eram mais curtos indo pela rodovia mais nova e também porque com certeza eu iria dar trabalho com caminhos com muitas curvas.

Achei Portugal muito mal sinalizado e a coisa piorava no interior, as placas eram raras e quando existiam ficavam tão em cima, que muitas vezes tínhamos que fazer o retorno para pegar o caminho certo. Estacionar em Lisboa é uma loucura, parece que não há uma ordem, cada um estaciona o carro do jeito que quer, uns encostados no meio fio, outros na diagonal e assim vai rs."

O mapa com os lugares visitados pela Raphaela, você pode conferir logo abaixo:



Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro