Roma - Castelo Sant'Angelo

O Castelo de Santo Ângelo fica às margens do Rio Tibre, perto do Vaticano, e também é conhecido como o Mausoléu de Adriano ou Castel Sant'Angelo. Seu formato redondo, e sua harmonia com a Ponte de Sant'Angelo se destacam em relação aos demais prédios "quadrados" de Roma, o que traz um encanto e uma curiosidade em relação ao seu interior. Hoje o Castelo funciona como um Museu e é possível visitá-lo.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Castelo Sant'Angelo, Roma. Agosto/2017

A estrutura inicial do Castelo de Sant'Angelo data de 135 quando o Imperador Adriano construiu um mausoléu pessoal e familiar. O prédio já teve sua estrutura alterada e modificada diversas vezes durante todo seu tempo de existência, tendo sido já utilizado como um edifício militar, um quartel, uma prisão, arquivo do Vaticano e até mesmo como tribunal.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Interior de um dos salões do Castelo de Santo Ângelo.
Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Uma das catapultas que ainda existem no Castelo Sant'Angelo.

A história do anjo que encontra-se no topo do Castelo remonta a 590 quando Roma passava por uma epidemia de Peste e Papa Gregório I teria avistado ali o Arcanjo São Miguel com sua espada, indicando que a epidemia logo acabaria e para celebrar essa visão, foi a imagem foi construída.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Um dos anjos da Ponte dos Anjos e do Castelo Sant'Angelo.

O Mausoléu abrigou os restos mortais do imperador Adriano e de sua esposa Vibia Sabina, e de outros imperadores e seus familiares mais próximos.

A estátua do Arcanjo Miguel já foi substituída algumas vezes, já que elas eram destruídas por motins ou mesmo por raios. A penúltima estátua feita em mármore com asas de bronze de Raffaello da Montelupo, do Século XVI está em exposição no Pátio do Anjo (no nível 4) e a atual, do Século XVII, é feita em bronze, feita por Peter Anton von Verschaffelt.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Antiga estátua do Arcanjo Miguel que ficava no topo do Castelo feita em mármore com asas de bronze de Raffaello da Montelupo, do Século XVI.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
 Close na atual estátua do Arcanjo Miguel, no topo do Castelo Sant'Angelo, do Século XVII, em bronze, feita por Peter Anton von Verschaffelt.

O Castelo Sant'Angelo está ligado ao Vaticano com um corredor fortificado conhecido como Il Passetto, que provavelmente você deve conhecer pelos livro e filme Anjos e Demônios, de Dan Brown.

Vaticano visto do Castelo Sant'Angelo, Roma
Vaticano visto a partir do alto do Castelo Sant'Angelo. Repare a direita no Il Passeto que liga as duas construções.

A Ponte Sant'Angelo (pons Aelius ou mesmo pons Hadriani) é uma das formas de chegar ao Castelo e eu diria que a mais bonita, apesar da quantidade de lixo que tinha no dia de nossa visita. A ponte, de 134, é feita sobre Arcos atravessando o Rio Tibre, ligando a cidade de Roma ao Castelo. No Século XVI, o Papa Clemente VII instalou na entrada da Ponte as estátuas de São Pedro e São Paule mais tarde foram adicionadas as estátuas de Adão, Noé, Abraão e Moisés. No entanto, já no Século XVII, o Papa Clemente IX substituiu as estátuas por 10 anjos desenhados por Bernini, deixando apenas as estátuas de São Pedro e São Paulo.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Castelo de Sant'Angelo visto a partir da Ponte Sant'Angelo.


Nossa visita ao Castelo Sant'Angelo

A mão de vaquice deveria ter limites, mas NÃO TEM. Como era o último dia de nosso Roma Pass 72h, consegui convencer minha amiga para aproveitarmos que estávamos perto e seguir para o Castelo. Mas já estávamos acumulando cansaço da Alemanha e da Suíça e neste dia já tínhamos ido à Galleria Borghese, à Piazza del Popolo, à Piazza di Spagna, à Fontana di Trevi, ao Panteão e à Piazza Navona. Então acho que já deu para sentir o nosso nível de energia, não é mesmo? Mas fomos, firmes e fortes para o Castelo, lá pelas 17h.

O Roma Pass 72h dá direito à duas atrações gratuitas e às demais com desconto, fora acesso ao meio de transporte. Como já tínhamos usado nossas duas atrações com o Coliseu e com a Galleria Borghese, a entrada do Castelo Sant'Angelo foi paga com 50% de desconto.

Tentei convencer à atendente a nos deixar usar o elevador, mas não fui muito convincente, nem meus pinos na coluna e as bolhas nos meus pés amoleceram aquele coração rs. Então fomos a passos de tartaruga percorrendo o interior da fortificação e do castelo.

Chegar até o alto foi um martírio, naquele dia eu entendi o significado de Romaria (andamos pacas rs). Mas conseguir chegar no topo e ver a estátua de São Miguel foi o ponto alto da visita. Vale a pena cada degrau.

Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Aquela selfie com sol na cara no topo do Castelo de Santo Ângelo.


Mais informações

  • Prepare-se para as escadas! Leve água e se possível evite o horário de sol quente.
  • Para chegar use a linha A, e desça na estação de Ottaviano.
  • Há uma lanchonete em um dos níveis do Castelo de Santo Ângelo, com mesinhas perto das janelas das espessas paredes, o que proporciona um visual muito bonito. 
Castelo Sant'Angelo, Roma, Itália
Lanchonete no quarto nível do Castelo Sant'Angelo.


Endereço: Lungotevere Castello, 50, Roma
Tempo de visita: 1h30
Ingresso: €15,50 (inteira), sendo gratuito para menores de 18 anos. Gratuito todo primeiro domingo do mês. Está incluso no Roma Pass.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h30.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro