Vaticano - A Capela Sistina

Ignorando o lado religioso, Vaticano é um daqueles lugares que reúne arte de deixar qualquer pessoa atônita. São peças de vários Séculos, bem preservadas, que você pode entrar em contato visitando apenas um único lugar, como os Museus Vaticanos. No dia de nossa visita aos Museus, claro, visitamos a Capela Sistina e pudemos nos dedicar alguns minutos para aprecia-la.

Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Interior da Capela Sistina. 

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

A Capela Sistina é uma capela anexa ao Palácio Apostólico, residência oficial do Papa da Igreja Católica, e sua arquitetura clássica é inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, em um projeto de Baccio Pontelli, com pinturas de artistas famosos como Bernini, Michelangelo e Rafael Sanzio, com uma série de painéis que retratam importantes passagens do Velho e do Novo Testamento da Bíblia Católica. O nome é uma homenagem ao Papa Sisto IV que restaurou a Capela Magna no final do Século XV.

É na Capela Sistina que é realizado o Conclave, um ritual que acontece após uma renúncia ou morte de um Papa, onde todos os cardeais se reúnem no Vaticano para uma "votação secreta", e que acontece praticamente da mesma maneira desde o Século XIII. Quem não se lembra do filme "Anjos & Demônios", inspirado no livro homônimo com Tom Hanks, que retrata um pouco desta tradição?

Vaticano, Vatican
Basílica de São Pedro e a Capela Sistina, a direita.. (Google Maps)

A Capela Sistina atrai mais de 5 milhões de pessoas anualmente, que disputam lugar para poderem apreciar o seu interior. E realmente é impressionante, pois não há um canto sequer sem detalhes, do chão ao teto, passando por todas as paredes, tudo é decorado com tanto detalhes, que seus olhos não sabem o que ver primeiro. É de cair o queixo.

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Nas paredes você vai encontrar cenas do Antigo Testamento à esquerda do altar e do Novo Testamento à direita, com obras de Pinturicchio, Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugio:
  • Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos,
  • Cenas da vida de Moisés,
  • Passagem do Mar Vermelho,
  • Moisés no Monte Sinai e a Adoração do Bezerro de Ouro,
  • Punição de Korah, Natan e Abiran,
  • Morte de Moisés,
  • Batismo de Jesus
  • Tentação de Cristo e Purificação do Leproso
  • Vocação dos Apóstolos
  • Sermão na Montanha,
  • Entrega das Chaves a São Pedro
  • A última ceia.

Há também retratos de 24 papas, feitos por Botticelli, Ghirlandaio e Fra Diamante. E no teto e no altar estão os afrescos de Michelangelo. Afresco é uma técnica que resiste bem ao tempo, pois antes de receber a tinta, a superfície é preparada com uma argamassa a base de cal queimada e areia umedecida, que seca rapidamente.

Teto, Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
O Teto da Capela Sistina e os afrescos de Michelangelo. (Wikipedia)

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Curiosamente, Michelangelo teria pintado o teto contrariado, já que ele havia sido contratado para elaborar o Mausoléu do Papa, uma vez que ele era escultor e não pintor. Michelangelo pintou sozinho os 680 m² do teto em apenas quatro anos, ele apenas contava com poucos ajudantes que faziam a parte de montagem de andaimes, preparação de pigmentos, limpeza de pincéis e a ampliação dos originais que ele fazia em menor escala. Para isso ele ficou boa parte do tempo de pé, olhando para cima, conforme um poema que ele mesmo compôs relatando as difíceis condições de trabalho durante a execução do trabalho. Se você observar a figura de Deus no quadro "Separação da Luz e das Trevas" você verá que ela mostra o próprio pintor no ato da criação do afresco.

Outra pintura que vale atenção ao detalhe é "A Criação de Adão", pois um olhar mais atento vai observar que Deus está abraçado a uma mulher, e dizem que esta mulher era Eva. E vá além, repare que no centro da Capela a pintura em destaque é "A Criação de Eva".

Mas uma das pinturas mais impressionantes e rica em detalhes é a que orna a parede do altar, chamada de "O Juízo Final", também de Michelangelo, onde ele retrata, usando corpos nus, a separação daqueles que vão para o céu e para o inferno. A obra foi acusada de ser "demais" para a Igreja Católica e alguns anjos tiveram que ser "cobertos" (pintaram uns véus sobre a obra para ocultar as "partes". Ou era isso ou iam apagar tudo!! Dizem também que Michelangelo fizera um autorretrato ali. Desafio você a encontrá-lo na parede!! (Ok, colher de chá no final do post com a resposta rs)

Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
O Juízo Final de Michelangelo na Capela Sistina. (Infoescola)

 
Vai de trem pela Europa? Confira os preços da sua passagem aqui!

Para visitar, deve-se comprar a visita para os Museus Vaticanos e a Capela Sistina (sugiro ver diretamente no site do Vaticano), pois o acesso é feito através dos Museus. A visita no entanto raramente vai encontrar a Capela vazia. Nós fomos pela manhã e deu para gastar uns bons minutos ali. Perto das paredes você poderá encontrar um banco de fora a fora, onde é possível se sentar para observar as pinturas, sem ficar com o torcicolo que Michelangelo provavelmente teve rs. Nós ficamos no banco da direita e depois no da esquerda. Sempre vai estar cheio, mas é só esperar um pouco que logo surge uma vaguinha.

Para o povo que adora uma selfie fica a péssima notícia: é proibido tirar fotos dentro da Capela Sistina. Existem guardas lá dentro que ficam andando entre os turistas e gritando em alto e bom som "NO PHOTOS PLEASE!" e se veem alguém tirando, ainda apontam pra pessoa ficar mais constrangida ainda. 


Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
No Interior da Capela Sistina não pode tirar fotos. ooops!

(O que vou revelar aqui vai me tirar da fila do céu!! Sempre tem um jeitinho né?) Para os mais atrevidos a graça é justamente conseguir tirar fotos sem ser pego! Eu diria.... que tirei uma pá de fotos e ainda filmei e o guardinha sequer desconfiou! Ok, a maioria ficou sem foco algum e salvaram-se poucas rs. Tem que ser discreto!!! 

Deixo aqui alguns registros da Capela Sistina e uma recomendação de visita a este lugar tão lindo e tão importante. Mesmo que você não seja tão religioso, o lugar impressiona!

Quer passeios no seu destino? Confira a programação do Viator.

Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Repare os papas nas laterais das Janelas, os Profetas e as Sibilias entre o teto e a parede, e os afrescos do Teto da Capela Sistina.
Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Um pouco da Parede que retrata o Antigo Testamento na Capela Sistina.
Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Interior da Capela Sistina.
Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Os "fundos" da Capela Sistina.
Capela Sistina, Vaticano, Sistine Chapel, Vatican
Alguns afrescos do Teto: Tentação e  Expulsão de Adão e Eva, Criação de Eva, Criação de Adão e Separação da água e da terra, no interior da Capela Sistina.




Fontes das curiosidades: Mundo Estranho, Huffpost Brasil

PS.: Sobre o autorretrato de Michelangelo em O Juízo Final, procure pela figura "derretendo" quase no meio da pintura. ;)

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro