Tiradentes - Pousada Fazendinha de Minas - Centro Histórico - Avaliação

Quando finalmente chegamos em Tiradentes, nosso último ponto de hospedagem pela Estrada Real, a gente queria mais era descansar, aproveitar a cidade, para podermos retornar para casa "de alma lavada". Nós escolhemos a Pousada Fazendinha de Minas por indicação de uma amiga de trabalho. E é sobre essa estadia que vou falar no post de hoje.

Pousada Fazendinha de Minas Centro Histórico, Tiradentes, Caminho Velho, Estrada Real, Minas Gerais
Pousada Fazendinha de Minas. Tiradentes. Agosto/2016.

Como a Pousada Fazendinha de Minas Centro Histórico foi indicação dessa amiga, fiz a reserva sem pestanejar pelo Booking, mesmo com a política de reserva não sendo daquelas que eu costumo usar: cancelável, aceitando cartão de crédito e sem pagamento prévio. Pelo contrário, tive que depositar 50% do valor para segurar o quarto e inclusive avisei que estaria fazendo a Estrada Real e que chegaria com duas crianças sem horário certo do dia da chegada, mas que estaríamos cansados por causa de tantos dias na estrada. Vale lembrar que essa pousada possui duas instalações na cidade: uma no centro histórico, a que ficamos, e outra no bairro Cuiabá.

Nós chegamos na Pousada por volta das 17h e para minha surpresa fomos os últimos a chegar, pois demos o azar de, durante nossa viagem, por ser Copa do Mundo no Rio e ter jogo do Brasil, o Governo do Rio de Janeiro ter decretado feriado naquela sexta e criado um feriadão bem na época que chegamos na cidade, que estava lotada de cariocas e fluminenses que não tinham ingresso para o jogo. Assim, fomos colocados no segundo andar da pousada, em cima da recepção, com uma escadinha pra subir e ainda teria que deixar chave do carro com o dono da pousada, coisa que eu detesto fazer, ainda mais com o carro cheio de bagagem da viagem!

Juro que subi, vi o quarto (número 5), a pousada, o entorno e a mesma sensação que tivemos em Diamantina, quando corremos pra trocar de hospedagem e obtivemos sucesso. No entanto, nossa sorte se esgotou ali, cansados e com duas crianças exaustas: a cidade estava lotada, o dono não queria nos devolver o valor do depósito e o único lugar disponível era caro, e teria um casamento na área da piscina, o que restringiria acesso a mesma, mas sem nenhum desconto no valor da estadia por causa disso. Então já deu pra perceber como foi o nosso início de estadia em Tiradentes...

E assim, faço a avaliação de hoje, pra você, com base na nossa experiência, saber se está pousada é uma boa opção para você ou não...

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Estrutura

A pousada é pequena, apenas com as acomodações, local para café da manhã e estacionamento.

Corredor para acesso aos quartos do segundo andar da Pousada Fazendinha de Minas. Agosto/2016.

Acomodação

São três divisões com piso frio, uma ante sala com cama extra, frigobar e armário, quarto com TV por assinatura, quarto com acesso a varanda (sem tela para crianças) com piso em madeira ruidoso, com barulho da rua e abafado, pois pega o sol da tarde e não possui ar condicionado, apenas um ventilador portátil.

Quarto principal da Acomodação 05 da Pousada Fazendinha de Minas. Tiradentes. Agosto/2016.
Quarto auxiliar da Acomodação 05 da Pousada Fazendinha de Minas. Tiradentes. Agosto/2016.
"Hall" da Acomodação 05 da Pousada Fazendinha de Minas, com frigobar, armário e acesso ao banheiro. Tiradentes. Agosto/2016.

Cama

Eram três camas em nosso quarto: uma cama de casal e duas camas de solteiro, todas de mola. O edredom encardido e com as pontas sujas. Assim como as roupas de cama.

Banheiro

O banheiro do nosso quarto não tem bancada para colocar as coisas, sem ducha higiênica, com porta xampu quebrado, chuveiro elétrico com a mangueira pendurada, janela dá para um dos quartos, sem ventilação adequada. Pelo menos o box era de vidro temperado.

Banheiro da Acomodação 05 da Pousada Fazendinha de Minas. Tiradentes. Agosto/2016.

Limpeza

O piso do nosso quarto era imundo, impossível andar descalço, paredes do banheiro estava embaçadas, daquelas que precisavam de uma faxina pra ontem.

Localização

A Pousada Fazendinha de Minas Centro Histórico fica a uns 500 m da praça do Centro Histórico de Tiradentes, mas fica numa rua movimentada. O nosso quarto ficava de frente a uma revenda de botijão de cozinha e o barulho incomoda bastante.

Em primeiro plano o motivo de tanto barulho na rua e ao fundo, com boa vontade, é possível ver a Igreja Matriz. Agosto/2016.

Estacionamento

O estacionamento é apertado e tem que deixar chave na recepção, mas não tem manobrista de plantão. Tem que esperar a recepção chamar o dono para que ele acione alguém ou ele mesmo venha até o hotel manobrar os carros. Eu não deixei chave e encostava o carro de tal modo que conseguissem passar ao lado.

O pequeno estacionamento da Pousada é disputado a tapa. À esquerda onde é servido o café da manhã. Acredito que os quartos dos fundos sejam os melhores, já que tem maior privacidade e não tem o barulho da rua. Agosto/2016.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

Café da manhã

O local onde é servido o café da manhã fica numa construção a parte do lado da recepção, no estacionamento. É pequeno, rústico, e não acomoda todos os hóspedes. Todos os dias que fomos tomar café tínhamos que esperar do lado de fora para que uma mesa fosse liberada para nos sentar...
Eles servem pães, bolos, frutas, sucos e café. Nada de excepcional. =/

Lugar onde é servido o café da manhã é simples. Agosto/2016.
Opções do café da manhã da Pousada Fazendinha de Minas. Agosto/2016.

Atendimento

Os donos estavam presentes quando chegamos, foram atenciosos, mas deixaram o hotel em seguida e não foram tão acessíveis quando pedimos nosso dinheiro de volta por causa das condições da pousada. Pelo menos nos deixaram usar o local do café da manhã na noite seguinte, pois a Jade teve febre e optamos em não sair e comer por ali mesmo.

Wi-fi

Nos atendeu razoavelmente bem.

A intenção do post é avaliar a nossa estadia, apontando os acertos e os erros para que outros hóspedes já saibam de antemão o que os espera. E sempre desejamos que os estabelecimentos continuem a aprimorar seus serviços e não ficarem estagnados no tempo, pois todos perdemos quando algo não vai bem, não é mesmo? ;)

Informações

Endereço: Rua dos Inconfidentes, 429, Centro, Tiradentes.
Check-in: 13h

Já conhecia a Pousada? Como foi a sua estadia? Indica outra? Conte sua experiência nos comentários deste post. =D