São Paulo - Museu de Arte de São Paulo - MASP

Bem no meio da Avenida Paulista, em São Paulo, é possível encontrar obras de arte que a gente só está acostumado a ver nos livros ou na internet. No MASP é possível conhecer os quadros de Van Gogh, Rembrandt, Renoir, e vários outros artistas de ontem e de hoje.

MASP, Museu, São Paulo
MASP na Avenida Paulista se destaca pela sua arquitetura diferente. Fevereiro/2017.

Nós levamos as meninas para uma visita no Carnaval, pois a Jade queria ir a um museu de arte e era uma oportunidade e tanto. Quer saber como foi? Vem com a gente 😁.

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - o MASP - nem sempre funcionou na Avenida Paulista. O museu funcionava no segundo andar do Edifício Guilherme Guinle. Apenas no final da década de 1950, por causa do crescimento do acervo, que realizaram estudos para a construção de um espaço dedicado. O local escolhido foi um terreno na Avenida Paulista onde havia o Belvedere Trianon. Como era uma premissa a preservação da vista do centro da cidade, os projetistas conceberam um edifício que é uma das peculiares do Museu: parte da construção é subterrânea e parte é suspensa, a 8m do nível da rua, com vão livre de 74m. O MASP funciona na Avenida Paulista desde novembro de 1968.

Nós visitamos o MASP na terça de carnaval, aproveitando nosso último dia em São Paulo. Havia uma pequena fila na bilheteria e só lá entendi porque: às terças a entrada é gratuita, mesmo sendo feriado. Eles estavam segurando um pouco o acesso ao museu porque os andares estavam lotados, e essa é a forma de evitar super lotação no museu.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Ao permitirem nossa entrada, a gente passou pelos raios-X e então tivemos que deixar a mochila no Guarda-Volumes. Como tudo é na base da escada, usamos o elevador para acessar o Primeiro Subsolo e começarmos a nossa visita.

O Primeiro Subsolo é onde fica a LOJA MASP e também um espaço para exposição (quando fomos estavam expondo as luminárias dos postes que substituíram da Av. Paulista (?!??!?!?!)).

MASP, Museu, São Paulo
O Primeiro Subsolo do MASP dá acesso ao Segundo Subsolo e é onde fica a loja do Museu. Fevereiro/2017.

Descendo pela "rampa-escada" até o Segundo Subsolo onde estava tendo a exposição Agostinho Batista de Freitas (acessível a visitantes com adesivo do museu), com quadros com cenas de São Paulo. Jade adorou, pois pode ver como os artistas pintam cenas do cotidiano, que nem sempre pintam todos os dedos, todos os detalhes dos prédios, que a simplicidade pode ser a beleza de sua arte.

MASP, Museu, São Paulo
A exposição do Segundo Subsolo. Fevereiro/2017

No Segundo Subsolo também fica o restaurante do Museu. Ele chegou a ser nossa opção para almoço, mas não achei o preço atrativo não... E deixamos para almoçar só depois da visita.

Para chegarmos até o primeiro andar, optamos em usar o elevador. No Primeiro andar é onde ficam os banheiros e têm dois espaços com vidro que proporcionam uma vista interessante tanto da Paulista quanto do centro de São Paulo. Ali é onde acontecem exposições temporárias, e estava com a exposição Avenida Paulista, com fotografias e peculiaridades da importante avenida. Como estava lotado e as fotos são pequenas, foi uma verdadeira disputa tentar ver o acervo e as meninas dispersaram...

MASP, Museu, São Paulo
Avenida Paulista vista de dentro do MASP. Fevereiro/2017.
MASP, Museu, São Paulo
Centro de São Paulo visto de dentro do MASP. Fevereiro/2017.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

MASP, Museu, São Paulo
O Primeiro Andar do MASP. Fevereiro/2017.
MASP, Museu, São Paulo
Fila para a exposição do primeiro andar do MASP. Fevereiro/2017.

Enfim subimos para o Segundo Andar onde há a exposição dos Quadros de Grandes Artistas. Para entrar ali tivemos que enfrentar mais uma fila, que demorou uns 20 minutos.

MASP, Museu, São Paulo
"Pequena" fila para acessar o acervo do Segundo Andar do MASP. Fevereiro/2017.

Na entrada, a gente ganha um cartão para controle de acesso. Observar obras renomadas foi o ponto culminante da visita, deixando no chinelo os demais andares (sorry!! rs).

MASP, Museu, São Paulo, Obra de Arte
Cristo Abençoador ( de Jean-Auguste-Dominique Ingres) (tanto conhecida por alguns memes =P) e Moema (Victor Meirelles), no MASP. Fevereiro/2017
MASP, Museu, São Paulo, Obra de Arte
Marthe Berard  e Rosa e Azul (ambas de Pierre-Auguste Renoir) e o Caçador de Leões (de Édouard Manet). Fevereiro/2017.
MASP, Museu, São Paulo, Obra de Arte
Madonna com a criança (de Bellini) (Aquele olhar que toda mãe dá para o filho que não fica quieto nunca). Fevereiro/2017
MASP, Museu, São Paulo, Obra de Arte
Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso. Fevereiro/2017.
MASP, Museu, São Paulo, Obra de Arte
O Escolar, de Vincent Van Gogh. Fevereiro/2017.

Jade (7 anos) amou a experiência, até porque foi ela quem nos cobrou a visita. Laura, com seus 3 anos, ainda não concentra nos quadros rs. Levar crianças para o Museu é uma forma de apresentar cultura de uma forma diferente para eles, e deve ser estimulado. Pode ser uma tarefa "complicada", mas logo elas pegam o gosto e te cobram visitar a lugares como este 😉.

MASP, Museu, São Paulo
Jade concentrada observando um dos quadros da exposição do MASP. Fevereiro/2017.


Informações

Endereço: Avenida Paulista, n. 1578, Bela Vista, São Paulo
Site Oficial: MASP
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo: 10h às 18h; Quinta: 10h às 20h. Bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de fechamento. O MASP não funciona às segundas, nem no Natal (24 e 25/12) e Ano Novo (31/12 e 01/01).
Ingressos:  R$30,00 (inteira e com acesso a todas as exposições); R$ 15,00 (estudantes, professores e maiores de 60 anos); Gratuito para menores de 10 anos e Amigo MASP (com identificação). É possível comprar o ingresso online ou na bilheteria do MASP (pagando em dinheiro, cartão de débito ou crédito). Às terças a entrada é gratuita.
Como chegar:
  • Metrô: Linha Verde - Estação Trianon - MASP
  • Carro: convênio em estacionamentos próximos, mas tem necessidade de carimbar o ticket na bilheteria. Confira quais no site do Museu.

Aproveite a visita ao MASP e visite outras atrações da Avenida Paulista. Sugiro ler o post Um passeio pela mais paulista das avenidas do blog Família Viagem.

Um comentário

  1. Que legal sua visita. Eu fui mês passado no MASP e fiquei um pouco decepcionado. Esse segundo sub-solo que você mostrou estava em obras e todo interditado. Só tinha a exposição dos grandes artistas. Dei azar, quem sabe na próxima!

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro