Estrada Real - Caminho Sabarabuçu - De Sabará a Rio Acima

O Caminho do Sabarabuçu é cheio de serras íngremes, margeando o Rio das Velhas, que atraiu muita gente em busca de ouro e pedras preciosas, já que acreditava-se que havia ouro na Serra de Sabarabuçu, hoje Serra da Piedade, com 160km de distância, sendo 82% em estrada de terra e 17% em trilhas, acessíveis apenas a pé, cavalo, moto ou bicicleta.

Estrada Real, Caminho Sabarabuçu,  Minas Gerais,
Marco da Estrada Real chegando em Rio Acima. Agosto/2016.

Em nosso retorno de Diamantina, nós resolvemos ir buscar os carimbos do passaporte das cidades desse caminho, com exceção de Caeté, no tempo que tínhamos disponível, até porque já tínhamos ido a Cocais, já que esta cidade também faz parte do Caminho dos Diamantes. No post de hoje, vou contar um pouco sobre o trecho entre Sabará e Rio Acima.


Por que não fizemos de Cocais a Sabará?

Nós não tínhamos tempo suficiente para fazer todo o Caminho Sabarabuçu, que parte de Cocais até Glaura, distrito de Ouro Preto, e por saber que muitos trechos no meio do caminho carro não passa, optamos em apenas conhecer as cidades que fazem parte desse caminho, no entanto, ir a Caeté seria "voltar para traz" e o tempo urgia... Assim tivemos que deixar Caeté para outra oportunidade.

Mas se você quiser fazer o trecho ao pé da letra, basta seguir as trilhas no wikiloc: Cocais - Caeté e Caeté - Morro Vermelho - Sabará.


Sabará a Raposos

São 12,3km entre estrada de terra, asfalto e trilha onde carro não passa. Por causa de 3,7km de trilha, quem está de carro deve fazer um desvio de mais de 18km. Por isso, optamos em não fazer este trecho e seguimos pela Avenida Alberto Scharle, que liga Sabará a Nova Lima, não passando por Raposos. Se você pretende fazer o caminho ao pé da letra, veja a trilha da Estrada Real no wikiloc: Sabará - Raposos. Um blogueiro que fez essa trilha de bicicleta foi o Thiago Rulius e contou em seu blog como foi a travessia, no post Estrada Real - Trecho Sabará / Raposos.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Raposos é um município com pouco mais de 15 mil habitantes, que foi fundado em 1690, quando Pedro Raposo foi com sua família para a região em busca de ouro, que era encontra em aluviões. Para ajudar no povoamento da região foram plantados milho, mandioca e cana-de-açúcar. Raposos é cercada por mata, com várias nascentes, poços, ribeirões de água cristalina e muitas trilhas. Ótimo destino para quem busca aventura. Além disso pode-se conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Dirigir pela Avenida Alberto Scharle já foi uma aventura. Estrada de Terra batida, com poeira de ferro, e alguns trechos asfaltados (mas aquele asfalto meia boca...) e muito caminhão de Mina de Ferro. Quando se chega perto de Nova Lima o asfalto surge assim como a qualidade da estrada melhora, mas não paramos na cidade e e seguimos para Honório Bicalho.

Estrada Real, Caminho Sabarabuçu,  Minas Gerais,
Avenida Alberto Scharle, entre Sabará e Nova Lima. Agosto/2016.


Raposos a Honório Bicalho

São 13,5km, praticamente todo em trilha, sendo impraticável para carros, mesmo para 4x4. (Agora entende porque nem tentamos?! rs), e nem mesmo para quem vai de bicicleta ou a cavalo deverá desviar do caminho, seguindo pelo asfalto. Se você quiser fazer o percurso, sugiro usar a trilha do wikiloc Raposos - Honório Bicalho.

Honório Bicalho é distrito de Nova Lima, que ganhou esse nome por causa de uma estação ferroviária de 1890, mas que foi demolida, mas ainda é possível ver trechos da ferrovia que existia ali. Honório Bicalho fica no limite do Parque Nacional da Serra do Gandarela, com várias trilhas e cachoeiras para serem exploradas.

Por causa da dificuldade do caminho, nós nem cruzamos o Rio das Velhas para passar em Honório Bicalho propriamente dito. Viemos de Nova Lima pela Rua da Peneira e seguimos para Rio Acima.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.


Honório Bicalho a Rio Acima

São 9,6km em estrada de terra, margeando o Rio das Velhas. Como não cruzamos o Rio das Velhas em Honório Bicalho, seguimos para Rio Acima pela MG-030. Pelo que vi no Google Maps o trecho é feito pelo antigo leito da Ferrovia, seguindo por estrada de terra com cascalheira em alguns trechos. Se você pretende seguir esse trecho, siga usando o arquivo wikiloc: Honório Bicalho - Rio Acima.

Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Rio Acima, Minas Gerais,
Estrada para Rio Acima. Agosto/2016.

No mapa abaixo o Caminho Sabarabuçu e o caminho que fizemos entre Sabará e Rio Acima.

Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, mapa
Estrada Real - Caminho Sabarabuçu. Em laranja o Caminho Sabarabuçu entre Cocais e Rio Acima e em azul, o desvio que fizemos, para ir de Sabará a Rio Acima.


Rio Acima

Rio Acima é o sexto município do Caminho Sabarabuçu, com apenas 8 mil habitantes, sendo a única cidade com todo seu território dentro da Área de Proteção Ambiental Sul, com várias cachoeiras e nascentes.

O turista que chega em Rio Acima pode conhecer:

  1. Passeio de Maria Fumaça (Trem das Cachoeiras): quando fomos estava em reforma, mas o site Rio Acima já disponibiliza até horário, então imagino que já esteja funcionando. O percurso é de 7km, feito em 55 minutos, entre Rio Acima e Honório Bicalho.
  2. Estação da Cultura (Estação Ferroviária): a estação fazia parte da primeira linha construída pela E.F. Dom Pedro II (a E. F. Central do Brasil). A estação abriga hoje a biblioteca pública da cidade.
  3. Casa de Pedra: foi construída por escravos e acredita-se que já tenha mais de 100 anos.
  4. Ruínas de Igreja Século XVIII: Ruínas de uma igreja feita pelos escravos
  5. Mirante da Serra do Gandarela
  6. Parque Nacional da Serra do Gandarela
  7. Cachoeira Chica Dona: com 60m de altura, fica entre Rio Acima e Itabirito.
  8. Cachoeira das Rosas
  9. Cachoeira Mingú
  10. Cachoeira da Sansa
  11. Cachoeira Viana
  12. Cachoeira do Índio
Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Rio Acima, Minas Gerais
Estação de trem de Rio Acima, onde pegamos nosso carimbo. Agosto/2016.


Rio Acima na Estrada Real

Se você quer o carimbo de Rio Acima em seu passaporte da Estrada Real, procure os seguintes locais:

  1. Pousada Circuito Real, na Rua 28 de dezembro, 232
  2. Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, na Avenida Governador Israel Pinheiro, n.34 (a Estação de trem!!)
  3. Restaurante Canto da Saracura, na Rua Joaquim Alexandre, Cocho D'água.

Nós carimbamos nosso passaporte na Secretaria Municipal, que foi uma saga para achar, já que na verdade carimba-se dentro da Biblioteca da Estação de Trem.

Estrada Real, Caminho Sabarabuçu, Rio Acima, Minas Gerais, carimbo, passaporte
Os carimbos da Estrada Real de Sabará e Rio Acima. Agosto/2016.

Nós não fizemos de Rio Acima até Glaura, por falta de tempo e partimos direto para Congonhas, voltando para BH e pegando a BR-040 mesmo.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro