Estrada Real - O Caminho dos Diamantes

Depois de percorrer todo (com alguns poucos desvios) o Caminho dos Diamantes, o post de hoje é um "resumo" com dicas sobre este Circuito da Estrada Real, assim como já fiz para o Caminho Novo.

Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
Curtindo o visual da Estrada Real. Agosto/2016.

Vem com  a gente para saber um pouco mais sobre Minas Gerais e suas belezas.


Um pouco de História

O Caminho dos Diamantes é uma das "Estradas Reais" que surgiram no Brasil por causa da mineração durante o Século XVIII. Seu percurso ligava a Sede da Capitania das Minas Gerais, a Vila Rica, hoje Ouro Preto, até o Arraial do Tijuco, uma vila de Serro Frio, hoje Diamantina.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.


O Circuito Turístico Caminho dos Diamantes


Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
O Caminho dos Diamantes, como Circuito Turístico possui 395 km de distância, sendo 73,5% de estrada de terra (lama e poeira para todos os gostos), 26% de asfalto e somente 0,5% de trilha, onde carro, mesmo 4x4, não passa. E envolve os seguintes pontos:

  1. Ouro Preto
  2. Mariana
  3. Camargos
  4. Santa Rita Durão
  5. Catas Altas
  6. Santa Bárbara
  7. Barão de Cocais
  8. Cocais
  9. Bom Jesus do Amparo
  10. Ipoema
  11. Itambé do Mato Dentro
  12. Morro do Pilar
  13. Conceição do Mato Dentro
  14. Santo Antônio do Norte
  15. Itapanhoacanga
  16. Alvorada de Minas
  17. Serro
  18. Milho Verde
  19. São Gonçalo do Rio das Pedras
  20. Diamantina

Se você deseja percorrer a estrada como nós fizemos, não esqueça de pegar num dos pontos indicados pelo Instituto Estrada Real o Passaporte da Estrada Real e assim colecionar os carimbos deste percurso. No Caminho dos Diamantes é possível coletar 13 carimbos diferentes (que estão assinaladas em negrito na lista acima), mas para pegar o certificado de conclusão do Caminho dos Diamantes é necessário conseguir pelo menos 10 carimbos.

Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
Nossos certificados de conclusão do Caminho dos Diamantes da Estrada Real. Agosto/2016.

Quer saber mais sobre a Estrada Real, leia o post Projeto E aí, Ferias! na Estrada Real.


Nossa experiência no Caminho dos Diamantes

Nós fizemos o Caminho dos Diamantes em uma única etapa, depois de termos concluído o Caminho Novo. Nós fizemos 4 pernoites em Ouro Preto (aproveitamos para fazer o Trem da Vale, ficamos 1 dia explorando Ouro Preto e em outro fomos para Lavras Novas e Chapada), 1 pernoite em Santa Bárbara, 1 pernoite em Ipoema, 1 pernoite em Conceição do Mato Dentro, 1 pernoite em Serro, e 3 pernoites em Diamantina. Ou seja, Se considerarmos apenas o trajeto entre Ouro Preto e Diamantina, fazendo sem pressa, vendo as cidades e atrações que dava pelo caminho, nós levamos 5 dias para fazer o Caminho dos Diamantes de 4x4.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

Nós optamos por fazer um desvio pelo asfalto entre Mariana e Camargos por causa do acidente com a mineração e não sabíamos em que condições estaria a estrada, e pouco antes de Conceição porque a nossa coluna já não aguentava mais estrada de terra e optamos em pegar um pouco de asfalto. Se quiser saber maiores detalhes é só ler nossos posts mais detalhados de cada trecho.

Posso afirmar que o Caminho dos Diamantes é um dos mais belos da Estrada Real, principalmente a parte que se percorre a Serra do Espinhaço do alto, entre Serro e Diamantina. É muito lindo!

Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Minas Gerais
Cruzando a Serra do Espinhaço. É um mar de montanhas a ser explorado. Agosto/2016.

O ideal é que se tire mais dias do que tínhamos disponíveis para fazer o trecho, pois deixamos de aproveitar o Parque Nacional do Tabuleiro (com suas trilhas até a Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior cachoeira do Brasil!) e outras belezas pelo caminho.

Não se esqueça de levar consigo as planilhas do trajeto (que você pega no site do Instituto da Estrada Real) e um bom aparelho de GPS. Hoje em dia, todos os celulares possuem GPS que pode ajudar (não havendo necessidade de comprar um aparelho dedicado). Assim instale em seu smartphone um aplicativo de GPS e de trilhas. Eu indico o wikiloc, pois ali além de gravar as suas próprias trilhas, você poderá seguir as que já estão carregadas na comunidade. E tem  muito dado sobre a Estrada Real já carregado ali, inclusive os nossos. Outra dica também é baixar o mapa offline de Minas Gerais, assim você não fica perdido quando perder o sinal de celular, o que vai acontecer várias vezes no trecho. O GPS será uma mão na roda, principalmente em trechos que se percorre mata fechada ou floresta de eucaliptos, onde é fácil fácil se perder!!

Se você vai a pé ou de bicicleta, é mais fácil fazer o Caminho dos Diamantes de Diamantina para Ouro Preto, pois você encontrará mais descidas assim.

Para fazer o Caminho dos Diamantes de carro normal até é possível a maioria dos trechos, mas alguns pode ser impossível de ser percorrido, principalmente em épocas de chuva, se houver muita lama nas subidas e descidas o risco de perder o controle do carro deve ser considerado... Sendo assim, procure ir em épocas mais secas, como Agosto, nós não pegamos chuva nenhum dos 16 dias em Minas Gerais.


Saiba mais: Instituto Estrada Real  

14 comentários

  1. Parabéns Camila, muito bacana. Faremos o roteiro esse ano .

    ResponderExcluir
  2. Oi, vim parar no site de vcs pq estou pesquisando o caminho dos diamantes. Mas quero fazê-la a pé. Vc diria que eh seguro pra uma mulher fazer sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      Olha eu não sei se te recomendaria fazer sozinha porque eu mesma morro de medo hahahaha. Mas o caminho é longo e tem muito trecho sem sombra, sem acesso a água, e também sem se ver viva alma no caminho. Eu não faria sozinha. Entre num grupo de trilha e veja se não tem ninguém planejando fazer também, ou faça proposta. E nao deixe de planejar que cidade pernoitar, pq alguns pontos não tem essa facilidade, a menos que vá fazer camping selvagem.

      Excluir
  3. Obrigada por seu retorno.
    Pois eh. Sozinha na cidade eh uma coisa, quase no meio do nada eh outra. Já postei no mochileiros.com, tô aguardando e pesquisando bastante. E a internet aí eh nem levar mochila pra não pesar tanto, até pq aí passar a noite sozinha, aí realmente não tenho coragem, kkkk. Muito obrigada.
    Meu site: www.MochilandoNasViagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. olá ... Você poderia me dar algumas dicas ref ao caminho dos diamantes ? Prentendemos fazer de Diamantina a Ouro Preto mas estou meio perdida em que cidades pernoitar pois não faço ideia de quantos dias em cada cidade... andreiacapel@hotmail.com - obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, todas as dicas eu escrevi em vários posts aqui no blog. ;)

      Excluir
  5. Estava pesquisando o caminho dos diamantes e acabei caindo aqui. Adorei suas dicas. Pretendo ir de moto com amigos no período seco ano que vem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Clóvis. Temos vários posts sobre o caminho dos Diamantes. Qualquer dúvida, só perguntar.

      Excluir
  6. Olá Camila! Tudo bem?
    Gostei muito do seu site e das informações que você postou. Pretendo fazer o Caminho dos Diamantes a pé e as dicas serão muito úteis.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal e com várias dicas esse relato. Parabéns!
    Pretendo ir de bike no início de 2019.

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro