Qual a diferença entre os Hotéis Ibis?

Hotel Ibis, Hotel Ibis Styles ou Hotel Ibis Budget?! Antes de me hospedar nas três versões do Ibis eu nem sabia que existia tanta opção dentro da mesma rede, e acredito que você também não. 

Ibis, Hotel, Ibis Styles, Ibis Budget
É tanto Ibis!! Qual deles é o melhor para seu perfil de viajante? 

Quer saber a diferença entre eles, antes de escolher o melhor para sua próxima hospedagem? Vem que vou fazer um comparativo entre eles, como hóspede.

Ano passado, em novembro fui para Aracaju e fiquei hospedada (a convite) no Hotel Ibis e no Hotel Ibis Budget e em dezembro fui para Porto Alegre e fiquei hospedada (pagando!!) no Hotel Ibis Styles. Eu já avaliei individualmente os hotéis  (como em Belo Horizonte e São Paulo), mas acredito que um comparativo nos estilos vale um post, já que tem cidades que têm as três opções e conhecer a diferença entre eles ajuda ao hóspede a definir qual o melhor para seu caso.

Para quem não sabe a família Ibis faz parte da Rede Accor Hotels, que inclui várias outras marcas: Fórmula 1, Mercure, Novotel, Grand Mercure, Sofitel (e submarcas), Adagio (e submarcas), Raffles, Fairmont, Pullman, Swissôtel, The Sebel, Mama Shelter e Thalassa. O bom disso é que o All Accor, o plano de fidelização deles, é aceito na maioria dos hoteis e ajuda a pontuar mais rapidamente, garantido estadias grátis mais rapidamente.

O nascimento da família Ibis. Fonte imagem: Skyscrapercity
Mas porque eles criaram 3 variações diferentes para a mesma marca? Bem, o que vi em fóruns sobre hospedagem, foi que a rede decidiu renomear algumas marcas existentes e assim "unificar" a marca Ibis, sumindo com marcas menos conhecidas como Etap Hotel (eu cheguei a ficar num Etap em Lyon e é realmente o perfil do Budget) e All Seasons. E aproveitou para rever o logotipo da marca. A figurinha ao lado ainda ajudou a explicar o porque das cores dos "travesseirinhos", não é mesmo?

A família Ibis passou então a ser a categoria econômica da Rede Accor, e dentro dela já subdivisões dentro dessa categoria, sendo o Ibis Budget mais simples que o Ibis que é mais simples que o Ibis Styles. Na cateforia econômica não há mensageiros para carregar a sua bagagem, você mesmo leva; não há serviço de quarto, você desce e se serve no bar/restaurante que geralmente é 24h ao lado da recepção; entre outras pequenas economias. O objetivo é tirar pequenos luxos, baixando o valor das diárias para atender ao público que prefere pagar apenas aquilo que consome.

Mas qual a diferença entre eles? Vamos saber?


Hotel Ibis Budget

É o mais econômico dos três. O quarto tem o piso dividido em duas partes, uma com piso "lavável" tipo vinílico (onde fica  a parte do "banheiro" e outro tipo carpete (pelo menos assim era o de Aracaju rs). A acomodação é mais simples, sem armário, apenas com um cabideiro numa das paredes, e uma pequena escrivaninha, ar condicionado,  uma TV pequena com canal por assinatura, cama confortável (mas sem travesseiro extra disponível no quarto, não sei se solicitando eles dariam), mas sem telefone (se quiser se comunicar com a recepção você deve ir até o interfone no corredor em frente ao elevador), sem cofre, sem frigobar e digamos com menor privacidade. Como assim? O banheiro não é um cômodo a parte: apenas o vaso sanitário fica num cubículo, sem janela ou mesmo ducha higiênica, e a luz é acesa pelo lado de fora, a sensação é de estar numa cabine de avião; a pia fica do lado de fora no quarto e o chuveiro fica num quadradinho, entre a cama e a pia, com uma porta de vidro transparente, sem privacidade alguma, por isso dividir o quarto com uma pessoa que você não tenha intimidade pode ser BEM complicado. A acústica do quarto pode ser ruim, pois toda vez que alguém passa no corredor você escuta e quando se bate a porta, treme até as paredes.

Planta baixa do  Ibis Budget
O café da manhã não está incluído no valor da diária, mas pode ser comprado no ato da reserva (mais barato!!) ou no balcão, tem boas opções para o desjejum, mas não há opção de "pratos quentes" como ovos mexidos ou bacon, caso você goste (pelo menos não tinha no de Aracaju, não sei nos demais, se souber, me avise para atualizar o post, ok?). Há opção de compra de café da manhã express (uma bebida e um lanche) por um preço mais em conta. O café é servido das 6h às 10h em dias úteis e das 7h às 11h nos finais de semana e feriados. Quem quiser uns petiscos, na recepção existe uma pequena loja de conveniência 24h.

Foto do quarto 675 do Ibis Budget Aracaju, que nos hospedamos. Veja o nosso review.
Os hoteis geralmente tem estacionamento (pago a parte) e Wifi (incluso na diária ou não, verifique no hotel que você vai).

Alguns inclusive aceitam animais de estimação, com preço cobrado a parte.

É ideal para viagem a negócios ou turismo low cost (desde que se tenha intimidade com a pessoa que vai dividir o quarto com você).


Hotel Ibis

Digamos que seja o hotel intermediário. O quarto é um pouco maior que os do Budget e não há "separação" do piso, e em Aracaju era todo de piso frio. O mobiliário é todo em móveis planejados, com uma grande bancada perto da janela que serve como escrivaninha ou lugar para suas refeições, um pequeno sofá, um pequeno armário sem portas com cabideiro, frigobar, telefone, TV com canais por assinatura e ar condicionado. O banheiro é um cômodo a parte, em piso mais elevado que o quarto, sem janelas, com box de vidro, secador de cabelos e ducha higiênica e alguns amenities para os esquecidos.
Os quartos do Ibis Hotel e Ibis Styles possuem planta baixa bem semelhante.

O café da manhã tem boa variedade de pães, frutas, bebidas, e é oferecido alimentos quentes, como ovos mexidos e mingaus. É servido das 4h às 12h, sendo que o buffet completo só é servido das 6h30 às 10h, nos demais horários há bebidas e pães apenas. Verifique se o valor está incluído na diária, pois a tarifa balcão é mais cara. Na recepção há o "Ibis Kitchen" que servem pratos quentes e frios 24h.

Foto do quarto 1054 do Ibis Aracaju, que nos hospedamos. Veja o nosso review.
O hotel oferece estacionamento e Wi-Fi (gratuito).

Aceita animais de estimação, com cobrança a parte.

Para famílias, é possível usar uma cama extra ou reservar quartos conjugados.

É ideal para negócios e turismo de famílias pequenas.


Hotel Ibis Styles

Os hoteis Ibis Styles oferecem mais conforto que os demais da mesma família. Todos são construídos com uma temática diferenciada, com design colorido e alegre, como o de Porto Alegre que é todo desenhado em homenagem ao Parque Farroupilha.

A planta baixa dele é bem similar ao do Hotel Ibis, mas a decoração é mais elaborada, o piso é do tipo durafloor, há quadros nas paredes, pequenos detalhes que enriquecem o ambiente. Além da cama, o quarto possui TV com canais por assinatura, escrivaninha próxima a janela, com um pequeno sofá, armário com cabideiro e cofre (que não havia no Ibis Hotel, muito menos no Ibis Budget). O banheiro também é separado do quarto, com uma pequena elevação em relação ao resto da acomodação, do mesmo jeito que no Ibis Hotel, com secador de cabelo, amenities, box de vidro e ducha higiênica.

Foto do quarto 872 do Ibis Styles Porto Alegre Centro, que nos hospedamos. Veja o nosso review.

O café da manhã é servido das 6h às 10h (confesso que não anotei e não achei no site!! 😢) e possui boa variedade e o valor geralmente está incluso na diária, já que eles tem uma oferta que chamam de "tudo que você precisa incluso", juntando no valor da diária café da manhã, wifi e alguns agrados.

E como é um hotel mais receptivo para as crianças, possuem menu de café da manhã voltado para elas, além de outros apetrechos como espaço kids, aquecedor de mamadeira e cadeirões.

O hotel oferece estacionamento e Wi-Fi (gratuito).

Para famílias, os hoteis Ibis Styles tem o que eles chama de "quarto família", que são dois quartos conjugados que abrigam 2 adultos e 2 crianças até 16 anos.

É ideal para negócios e turismo de famílias maiores.



Bem esse foi o pequeno comparativo entre os três Ibis para ajudar a você escolher o melhor para você e sua família na sua próxima viagem. Espero que tenha ajudado. Caso você tenha algo para acrescentar, escreva nos comentários 😊.

Qual a diferença entre os Hotéis Ibis?
Salve esse pin em seu pinterest.


15 comentários

  1. Oi Camila, boa noite!
    Muito obrigado por sanar a minha curiosidade com relação aos tipos de Hotéis Ibis, levantei essa lebre mas, não havia encontrado nenhuma resposta. Gostei tbm de seu passeio na ER, mandou bem no texto, simples mas, falou o necessário e ainda deu umas dicas, achei bacana vc ter falado a altimetria. Pretendo fazer esse Caminho dos Diamantes e o Caminho Velho. Se tiver mais dicas fico no aguardo. Meus parabéns pelo blog.
    Att.
    Alexandre Bangu?RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, que bom que gostou. Da Estrada Real já publiquei todos os caminhos que fiz, e nos posts coloquei meus rastros do wikiloc, que podem ajudar tbm. Qualquer dúvida, só perguntar

      Excluir
  2. muito obrigado pelo texto. Esclarecedor!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Só me hospedei até hoje no Budget e no Styles, nâo sabia que o Ibis comum era intermediário. De todo modo, as principais diferenças que verifiquei entre os dois é, no Budget, a falta de frigobar e cofre, o banheiro "peculiar", a disposiçâo padrâo de cama de casal com beliche e a falta de um restaurante (só da para comer congelados que o funcionário esquenta no microondas para o cliente).

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua dica, estava com muita duvida sobre os Ibis.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro o budget mesmo pq é o mais barato

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Camila, ajudou muito, esclareceu todas as dúvidas!

    ResponderExcluir
  7. muito agradecida pela dica. Simples e objetivo.

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro