Entre Serras: da Piedade ao Caraça

O roteiro Entre Serras me foi apresentado em Catas Altas quando estava buscando o carimbo da cidade para nosso passaporte da Estrada Real. Vou contar um pouquinho do que descobri deste roteiro e sobre a nossa experiência.

Mapa de adesivos do Entre Serras: da Piedade ao Caraça
Capa do mapa do circuito Entre Serras. Agosto/2016.

Vem com a gente conhecer, vem!

O roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça envolve quatro municípios de Minas Gerais: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. É um circuito autoguiado promovido pela Associação Circuito do Ouro com apoio de algumas instituições mineiras. O visitante terá em suas mãos um mapa e terá que percorrer 13 atrativos dessas cidades em busca do tesouro ops adesivo para conseguir seu certificado digital, em molde bastante similar ao da Estrada Real. 


Onde pegar o mapa do Entre Serras?

Você poderá pegar o seu mapa na sede do Circuito do Ouro (Rua dos Tupis, n.38, sala 1006, Centro Belo Horizonte), no Centro de Serviços e Informações Turísticas de Catas Altas (Rua São Miguel, n.315, Centro), nos postos da Belotur (em Belo Horizonte) e em diversos bares e restaurantes de BH.


O que é o certificado do Entre Serras?

Depois de completar o seu mapa você ganha o Certificado Digital de conclusão do roteiro em um "pen card" (uma espécie de cartão com pen drive) de 4 Gb. Para isso basta que você tire uma foto ou escaneie frente e verso do seu mapa e encaminhe para infoentreserras@circuitodoouro.tur.br com nome e endereço para que eles te enviem. Ou caso prefira, basta levar pessoalmente na sede do Circuito do Ouro.


Existe vantagem em pegar o mapa do Entre Serras?

Bem, diferente do passaporte da Estrada Real (que não consegui desconto em lugar algum =/), é prometido que você terá desconto em agências, atrações, restaurantes e pousadas nas cidades participantes. Para ver a lista atualizada, sugiro entrar no site do Entre Serras aqui.

Mas os descontos apenas serão válidos depois de completar a cidade. Por exemplo, se deseja ter desconto no santuário, é necessário que tenha pego os adesivos de todas as demais atrações de Catas Altas.


Onde pegar os adesivos do Entre Serras?

Nas seguintes atrações:
  1. Caeté:
    1. Santuário Nossa Senhora da Piedade
    2. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso
    3. Museu Casa João Pinheiro e/ou Museu da Pharmácia
  2. Barão de Cocais
    1. Cachoeira de Cocais
    2. Sítio Arqueológico da Pedra Pintada
    3. Santuário de São João Batista
  3. Santa Bárbara
    1. Casa do Mel
    2. Memorial Presidente Afonso Penaa
  4. Catas Altas
    1. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
    2. Capela de Santa Quitéria*
    3. Capela de Nosso Senhor do Bonfim*
    4. Santuário do Caraça*
* Adesivos disponíveis no centro de informação turística de Catas Altas.


Nossa experiência no Entre Serras

Como as cidades participantes também estão inseridas dentro dos trechos da Estrada Real seria tranquilo de conseguir os adesivos, até porque saímos do Centro de informações turísticas de Catas Altas já com todos os adesivos da cidade. Mas não foi tão fácil assim, pois já no santuário haviam apenas dois adesivos e tínhamos quatro mapas, já que é um mapa por pessoa. Ou seja, dois já ficaram defasados. Em Santa Bárbara pegamos apenas o da Casa do Mel e em Barão dos Cocais pegamos o do Sítio Arqueológico... Ou seja, como estávamos correndo e depois da desanimada pela falta de adesivo do santuário nem continuamos a brincadeira... =/ Mas o mapinha está aqui conosco. Vai que a gente resolve voltar para completar?! =D

Mapa de adesivos do Entre Serras: da Piedade ao Caraça
Nosso mapinha, um dos que ficaram sem o adesivo do Complexo do Caraça porque não tinham para todos... Agosto/2016


E você conhecia esse roteiro? Vai tentar conciliar com a Estrada Real ou vai dedicar-se apenas a ele? Conta aí pra gente. =D


Saiba mais: Roteiros Circuito do Ouro - Entre Serras

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro