Estrada Real - O Caminho Novo

Depois de percorrer praticamente todo o Caminho Novo da Estrada Real, resolvi fazer este post para juntar todas as informações sobre este circuito turístico. Quer saber mais? 

TR4 Deadpool chegando em Monte Serrat pelo Caminho Novo da Estrada Real. Linda paisagem.
Só no Caminho Novo para você ter uma visão dessas. Abril/2016.

Vem com a gente!


Um pouco de história

O Caminho Novo foi completado no início do Século XVIII, quando a Coroa Portuguesa procurava um caminho mais seguro que o Caminho Velho, que sofria ataques piratas no caminho entre Paraty e o Rio de Janeiro.  O caminho aberto pelo bandeirante Garcia Rodrigues Paes, quando concluído, diminuiu o tempo de viagem de 3 meses (Caminho Velho) para apenas 1 mês.

Pintura do século XIX, sobre a abertura do Caminho Novo
Derrubada de florestas, de Johann Moritz Rugendas, cerca de 1820 a 1825. Fonte: wikipedia

O Caminho também incluía um trecho na Baía de Guanabara, já que o ouro chegava no Porto de Pilar do Iguaçu (Duque de Caxias). Para escoá-lo era necessário ainda navegar pelos Rios Pilar e Iguaçu e chegar na Baía de Guanabara, fazendo ainda uma escala na Ilha do Governador.


O Circuito Turístico Caminho Novo

O Caminho Novo, como Circuito Turístico, possui 515 km de distância, sendo 63% de estradas de terra,  32% asfaltado e 5% de trilha (mas que apenas são transitáveis a pé, bike ou a cavalo). E envolve os seguintes pontos:
Mapa com nosso trajeto pelo Caminho Novo
Nosso Caminho Novo. Para ver maior, baixe daqui.
  1. Petrópolis
  2. Itaipava
  3. Pedro do Rio
  4. Secretário
  5. Inconfidência
  6. Queima Sangue
  7. Paraíba do Sul
  8. Monte Serrat
  9. Simão Pereira
  10. Matias Barbosa
  11. Juiz de Fora
  12. Ewbank da Câmara
  13. Santos Dumont
  14. Antônio Carlos
  15. Barbacena
  16. Alfredo Vasconcelos
  17. Ressaquinha
  18. Carandaí
  19. Cristiano Otoni
  20. Queluzito
  21. Conselheiro Lafaiete
  22. Ouro Branco
  23. Itatiaia
  24. Chapada
  25. Lavras Novas
  26. Ouro Preto



Se você deseja percorrer a Estrada Real como fizemos aconselho a pegar o Passaporte da Estrada Real e ir colecionando os carimbos a medida que for percorrendo os caminhos. No Caminho Novo são 11 cidades de coleta de carimbo (assinaladas em negrito na lista acima). Para você ter o certificado de conclusão deste Caminho, é necessário que tenha pelo menos 8 carimbos.


Quer saber mais sobre a Estrada Real, leia o post Projeto E aí, Ferias! na Estrada Real.



Nossa experiência no Caminho Novo

Nós fizemos o Caminho Novo em três etapas:

Assim, nós gastamos, sem considerar o retorno da segunda etapa, 4 dias para percorrer o "nosso" Caminho Novo, com desvios aqui e acolá, como você podem ver no mapinha que coloquei lá em cima. A Terceira etapa era pra ter sido realizada com mais calma, mas o tempo de férias não deu, então tivemos que acelerar. O bom é que fica valendo pra um retorno no futuro e realmente passar pela poeira deixada para trás.

Certificado e passaporte do Caminho Novo da Estrada Real
Nosso certificado do Caminho Novo. Agosto/2016.


Nossas dicas para sua viagem

Para fazer o Caminho Novo ao pé da letra, além do passaporte da Estrada Real para dar um charme a mais, você vai precisar estudar bem as planilhas do caminho ou baixar os arquivos de GPS do caminho. No posts sobre os trajetos, além de dizer as condições do caminho e do que vimos, coloquei também os demais links dos trajetos da Estrada Real propriamente dita do wikiloc e os nossos rastros, para que possam se guiar. 




Para o Caminho Novo, com calma, eu incluiria pelo menos mais dois dias para fazer todo o caminho de estrada de terra, sem considerar as atrações, ok? Mas se você também não se importa, inclua mais um apenas e durma em Conselheiro Lafaiete. Assim você faria da seguinte maneira: Rio até Petrópolis (1 dia), Petrópolis até Juiz de Fora (1 dia), Juiz de Fora até Barbacena (1 dia), Barbacena até Conselheiro Lafaiete (1 dia), Conselheiro Lafaiete até Ouro Preto (1 dia). Mas é bom que veja em nossos posts quais são as atrações de cada lugar para você avaliar onde é melhor esticar mais ou encurtar um pouco, pois deixamos muita coisa para trás, principalmente cachoeiras e museus. Pra gente voltar na região não é tão difícil, mas para você pode ser, então é melhor estudar bem a sua ida para não deixar aquele lugar tão desejado para trás por pura presa ou esquecimento...

É mais fácil ir de Ouro Preto para Petrópolis, já que você estará descendo as serras, ainda mais se você estiver de bicicleta ou a pé. Mas ao contrário vai de boa também, tá?


Espero realmente que tenha ajudado vocês neste caminho. Estou muito orgulhosa de tê-lo concluído e espero que você aproveite sua viagem tanto quanto nós aproveitamos. Conto com você na continuação desta jornada, já que o Caminho dos Diamantes está logo chegando! Acompanhe nossos outros canais (Facebook, Instagram, Youtube) para sempre saber quando novos posts forem lançados. Vou ficar feliz de te ver por lá.



E não se esqueça, se for se hospedar no Caminho Novo usando o Booking, use nosso programa de afiliação. Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a ganhar uma pequena comissão. Obrigada =D



Saiba mais: Instituto Estrada Real  

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro