Estrada Real - Caminho Novo - Conselheiro Lafaiete a Itatiaia

Depois de conseguirmos nosso 12º carimbo do Passaporte da Estrada Real, deixamos Conselheiro Lafaiete e fomos rumo a nosso próximo destino: Ouro Branco e Itatiaia.

Estrada Real entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, em frente à Fazenda Carreiras. Julho/2016.

Conselheiro Lafaiete - Ouro Branco

Saindo de Conselheiro Lafaiete por volta das 16h e como optamos pelo asfalto, pegamos a MG-129 e aproveitamos para conhecer o Sítio Arqueológico da Varginha, onde há um Monumento em homenagem a Tiradentes. De lá seguimos pela rodovia até a Fazenda Carreiras, já em Ouro Branco. Se você pretende visitar a Fazenda, atente que há uma pequena praça e você deverá sair à direita. Tem uma placa informativa no local. As cordenadas são 20°33'24.4"S / 43°42'47.8"W

Marco 1440 em frente a Fazenda Carreiras. Julho/2016.
A Fazenda Carreiras era local de criação, venda e troca de cavalos para aquels que faziam a viagem pelo Caminho Novo. É também conhecida como Fazenda Tiradentes ou Casa Velha de Tiradentes, pois é dito que Tiradentes teria passado a noite ali durante uma viagem à Vila Rica, em 1788.

Chegando na Fazenda Carreiras. Julho/2016.
A sede está localizada às margens da Estrada Real, e guarda a simplicidade das construções do século VXII. A propriedade já pertenceu a família Miranda, a AçoMinas e atualmente está sob a responsabilidade da Prefeitura de Ouro Branco, que está em fase de restauração. O local é tombado pelo IEPHA desde setembro de 2000.

Fazenda Carreiras, Ouro Branco (MG). Julho/2016.
Como já era tarde e ainda havia MUITA estrada pela frente e dois pontos de carimbos, não gastamos muito tempo ali, até porque não vi informações se a Fazenda estava aberta à visitação, apesar da porteira aberta...

Continuamos então pela MG-129 até a cidade de Ouro Branco.

A Estrada Real neste trecho fica serpenteando a MG-129, ora indo por ela, ora indo por estradas de terra paralelas, saindo completamente da rodovia na Fazenda Carreiras, mas não acredito que se perca muita coisa indo direto pela rodovia.

Ouro Branco

A região ganhou este nome pois no século XVII o bandeirante Miguel Garcia encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando conhecida como "Ouro Branco". Em 1724 o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo então considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. Pela má qualidade do ouro naquela época, somada às dificuldades de exploração a atividade desse bem mineral não foi adiante. Ouro Branco já foi distrito de Ouro Preto, apenas tornando-se município em 1953.

Quem gosta de grandes eventos, geralmente no mês de outubro a cidade realiza o Festival da Batata e esse ano o 33º Festival será realizado entre os dias 08 e 12/10/2016.

A cidade conta com os seguintes atrativos turísticos:
  1. Parque Estadual da Serra de Ouro Branco
  2. Fazenda Carreiras (na MG-129)
  3. Igreja Matriz de Santo Antônio (no distrito de Itatiaia)
  4. Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens
  5. Antiga Casa paroquial, também conhecido como "Casarão de Pedras"
  6. Cachoeira de Itatiaia (no distrito de Itatiaia)
  7. Lago Soledade
  8. Ponte do Calixto (no distrito de Itatiaia)
  9. Ponte da Caveira (no distrito de Itataia)

Para quem está fazendo a Estrada Real, os pontos de carimbo são:
  1. Hotel Verdes Mares, na Rua Santo Antonio, 115
  2. PITUR - Posto de Informações Turísticas, na Praça das Rotas
  3. Serra Palace Hotel, na Rua José Pereira Sobrinho, 350

Chegamos em Ouro Branco por volta das 16h30 e aproveitamos para abastecer a TR4. Depois fomos direto para o Hotel Verdes Mares pegar nosso 13º carimbo. Como já estava escurecendo a ideia inicial de ir no Parque Estadual da Serra teve que ser abortada, uma pena pois as fotos que vi dali de cima eram show, pois a vista da região é incrível! Se você tiver tempo, vá e depois me conta o que achou, ok?

Pegando o carimbo de Ouro Branco. Julho/2016.

Ouro Branco - Itatiaia

A ideia era continuar direto e reto para Itatiaia, pois quando fomos existia apenas um ponto de carimbo no local (Restaurante Villa Itatiaia), que funcionava apenas de quinta a domingo, até às 16h. Liguei sem esperanças para saber se ainda haveria alguém ali e uma menina nos atendeu e quase implorei para ela nos esperar subir a serra para pegar o carimbo.

Trecho da Estrada Real subindo a Serra de Ouro Branco, que coincide com a MG-129. Julho/2016.
A Estrada Real neste trecho é a própria estrada MG-129, sendo asfaltada, mas mão dupla sem acostamento e com algumas curvas, já que você estará cruzando a Serra de Ouro Branco.

Chegamos em Itatiaia voando (não façam isso crianças!!) para pegar nosso 14º carimbo por volta das 17h20.

Itatiaia

Itatiaia é um distrito de Ouro Branco e é uma vila charmosa no meio da Serra de Ouro Branco, que conta com muita natureza e algumas cachoeiras, como a Cachoeira Itatiaia, mas que não há sinalização de como chegar até ela, apesar da trilha ser bem curta (250m). A vila é ideal para aqueles que querem fugir o stress do dia a dia e  procurar um pouco de paz.

Igreja Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco, MG). Julho/2016.

Adorei essas plaquinhas do Poste da Paz. Julho/2016.

Para quem está fazendo a Estrada Real, os pontos de carimbo são:
  1. Biblioteca Comunitária, na Rua Santo Antônio, s/n
  2. Monumento Vila Itatiaia - Instituto Estadual de Florestas, na Rua Santo Antônio, 389
  3. Restaurante Villa Itatiaia, na Rua Prudêncio Guimarães, 237
Pegando nosso 14º carimbo em Itatiaia. Julho/2016.
A menina que atendeu a ligação nos aguardou e consegui o carimbo no Restaurante Villa Itatiaia. Uma pena ele já estar fechado quando chegamos, pois me pareceu uma graça e um bom lugar para fazer uma refeição, haja visto a cordialidade das pessoas que trabalham ali.

Quer ver como é o trecho entre o Ouro Branco e Itatiaia? É só apertar o play. Ah, e não se esquece de curtir o canal.

Informações sobre os trechos da Estrada Real

Se você quiser fazer os trechos sem desvio, sugiro que entre no site do Instituto Estrada Real e baixe as planilhas para ajudar a sua navegação. São eles:

• Conselheiro Lafaiete - Ouro Branco, com 24,5km, variando entre trechos de estrada de terra e asfalto, passando pelo Síto Arqueológico da Varginha (marco 1445), pela Fazenda Carreiras (marco 1440), terminando na Igreja Matriz de Santo Antônio (marco 1431).
  • Ouro Branco - Itatiaia, com quase 21km, variando entre trechos de estrada de terra e asfalto.

Nosso caminho entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco está mostrado em azul. A Estrada Real que não passamos está marcada em vermelho. Assim, podemos dizer que fizemos 50% da Estrada Real neste trecho.

A gente rodou pacas nesse primeiro dia, não foi mesmo? Já foram dois posts e até agora não terminamos o primeiro dia da viagem. Agora você entende porque optamos em lançar mão das rodovias quando fosse possível? É muito chão, minha gente! Se você tiver mais tempo, sugiro dividir bem os trechos, procurando pernoitar nas cidades menores. A ideia inicial era ter parado em Conselheiro Lafaiete para fazer o trecho da Estrada Real entre Barbacena e lá, mas como tivemos que encurtar os dias de férias, mudanças tiveram que ser realizadas e essa foi uma delas. Se aquiete que logo logo tem mais post sobre os demais trechos. Até lá.