Indo para Chapada Diamantina (Bahia) - minha experiência

Em maio, fui a trabalho para a Chapada Diamantina, e hoje vou contar como foi a minha experiência para chegar até Lençóis, na Bahia, a cidade onde ficamos hospedados.

Até chegar nessa plaquinha, você, como eu, vai viajar um cadinho... Maio/2016

Como embarcaríamos numa quarta-feira para Bahia, a única opção de voo para a Lençóis seria via Belo Horizonte, usando a Azul Linhas Aéreas, cujo voo estava agendado para depois das 13h. Nós tínhamos 3 opções, usar GOL pelo Galeão, já que moramos no Rio de Janeiro, ou Tam ou Azul pelo Santos Dumont. Como moro mais perto do Galeão, optei por ele, mesmo sabendo do risco de problemas já que pegaríamos um voo da Gol para estar em Belo Horizonte e pegar um voo da Azul.

Fila do check-in para a Gol estava bem tranquila. Maio/2016.

O voo da Gol foi tranquilo e pontual, mesmo num dia com muito nevoeiro em maio. Não serviram o serviço de bordo, pois uma das passageiras passou mal e o serviço teve que ser suspenso. Chegamos em BH no horário estimado.
 
Sobrevoando Belo Horizonte, de Gol. Maio/2016.

Haviam dois grupos, um que pegaria o voo da TAM e outro que pegaria o voo da Azul, ambos no Santos Dumont. Com nevoeiro eles ficaram com problemas, já que o aeroporto tende a fechar nessa situação. Como o voo da TAM era um pouco mais cedo, assim que abriu eles conseguiram decolar e chegar em BH mesmo com atraso, mas a tempo de pegar o voo para Lençóis. Já o pessoal da Azul, não conseguiu... A sorte deles foi que como era da mesma empresa, comprado no mesmo tíquete, a Azul teve que se responsabilizar e eles foram encaminhados para um voo para Salvador e para apenas no dia seguinte pegar o voo de Salvador para Lençóis, ou seja, perderam um dia.

Para pegar o avião da Azul em BH tivemos que pegar o ônibus do aeroporto, pois o ATR não utiliza o finger. Maio/2016.

Procurando hospedagem em Lençóis? Não deixe de conhecer a seleção de hoteis que o Booking tem para você. São mais de 75 opções para você e sua família. 


O voo da Azul de Belo Horizonte para Lençois foi tranquilo. Por ser um ATR turbo-hélice, ele voa mais baixo que os voos a jato, proporcionando uma visão espetacular  da Chapada na chegada.

Uma prova do voo. Maio/2016

E o serviço da Azul é muito bom,  balinhas em forma de avião (que fizeram sucesso com as meninas quando voltei), batatinha fresquinha, e outras bolachas gostosas.

Avião da Azul que pegamos, após a aterissagem em Lençóis (BA). Maio/2016.
O aeroporto de Lençóis é pequeno, fica em Tanquinho, mas funcional. As bolsas foram entregues rapidamente.

Chegando no aeroporto de Lençóis. Maio/2016.
Esperando as malas que chegam nesse cantinho. Maio/2016.
Saguão do aeroporto de Lençóis (BA). Maio/2016.

Nós saímos de lá para Lençóis com uma empresa de van contratada pela empresa que trabalhamos, e não observei o serviço de táxi, mas acredito que funcione sem problemas. Mas recomendo que entre em contato com o local que você irá se hospedar para verificar qual a melhor forma de deslocamento, talvez eles ofereçam serviço de traslado.

Para retornarmos para o Rio, não havia voos na quarta saindo de Lençóis, assim tivemos que encarar mais de 5h (420km) de viagem de van de Lençóis para o Aeroporto de Salvador via BR-242. A estrada é boa, mas tem muito trânsito de caminhões. Caso você opte por fazer o trajeto de carro, esteja descansado para dirigir.



Disponibilidade dos voos

A Azul Linhas aéreas é a única empresa atualmente voando para Lençóis, na Chapada Diamantina (BA). Dependendo da temporada, os voos não são diários e você deve se programar para pegar a janela de chegada e partida. Atualmente saem voos de Salvador e de Confins (com menos frequência).


Outras formas de chegar

Você pode ir de ônibus para a Chapada Diamantina. Para isso aconselho dar uma olhada no site Guia de Lençóis para ver as informações de horário e empresas que fazem os trajetos.

Se você for encarar direção, a partir de Salvador, são pouco mais de 400km de estrada, bem pavimentada, mas também com muito tráfego de caminhões. Dirija com atenção.



Hospedando-se na Chapada, não esqueça de verificar os preços de estadia junto ao Booking.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro