Off-road - sobre os cursos que fizemos e a Trilha do Pinheirinho

Quando decidimos entrar no mundo off-road optamos em fazê-lo direito e procuramos um curso de como dirigir um 4x4, saber proceder nas diversas situações que aparecerem em nossa frente, pilotar na lama, na areia, numa travesia de rio, etc. E assim que soubemos do curso de 4x4 da empresa Trovão Verde não tivemos dúvida em garantir nossas vagas para a primeira turma que abriria depois da aquisição de nossa TR4 Deadpool.

Saber escutar e aprender com os mais experientes é essencial no mundo fora de estrada. Julho/2016.

Já contei no post Off-Road - Curso 4x4 - Módulo Lama como foi nossa aventura neste dia já que estávamos ainda com a Pajero original, e o curso foi ótimo para vermos do que o carro é capaz, sem quebras, pois ninguém tem dinheiro em árvore rs. Se você quiser ver como foi a nossa trilha supervisionada, aperta o play do video abaixo =D.


 Trilha supervisionada do módulo Lama
 
O curso também foi ótimo para vermos onde investir para equipar nossa TR4 e fazer as modificações que permitissem termos mais segurança em nossas aventuras. Se você ficou curioso em saber quais foram, escrevi tudo no post  Offroad - As modificações para a TR4 que fizemos, que inclusive é atualizado a cada alteração que fazemos no carro.

Depois do módulo Lama, nós já fizemos o módulo de Areia. O curso é da mesma maneira do primeiro módulo, aula teórica pela manhã e a tarde aula prática em Maricá (RJ). Aprendendo a andar na areia, vendo a diferença de andar na areia com os pneus cheios e depois calibrados corretamente para areia (ainda mais com pneus MUD, próprios para lama), como evitar atolamento, etc. Depois do curso já fizemoz travesia de mais de 100km de areia e já posso dizer, a minha praia é lama hahahaha. Areia fofa cansa demais dirigir, pelo menos de TR4 automática com pneu MUD... Ela chegou a esquentar 2x (câmbio) e tivemos que parar para esfriar.

Galera da Trilha do Vagalume. Fevereiro/2017.
Fazer a trilha do Vagalume, toda em areia fofa, foi uma experiência completamente diferente. Fevereiro/2017.
Fizemos inclusive o módulo que teve de Rally, com dicas, mas não conseguimos ainda nos aventurar nessa "praia" ainda, pois rally requer uma base que ainda não temos, pois são viagens longas, 5-6h direto no carro, controlando planilhas, gadgets e app próprios, e com as meninas no carro não dá (além de ser proibido para a própria segurança delas).

Por último, fizemos o módulo de Resgate 4x4, aprendendo a rebocar e ser rebocado com segurança, a utilizar as cintas e manilhas, hi-lift, operar um guincho com segurança.

Aprendendo a operar o hi-lift. Junho/2016.
Te digo de antemão que vale muito a pena investir em um curso dele, se você tiver oportunidade de fazer. Já me questionaram se vale a pena ou não, já ouvi dizer que é bobagem, mas quando vamos para comboio e vemos a quantidade de besteira que o povo faz,  que avaliamos o quanto valeu a pena cada centavo investido na nossa própria educação, afinal zelamos pela segurança, não só nossa, quanto dos demais, uma vez que quando você "entra em formação", todos entram juntos e todos saem juntos. 

No último domingo fomos para a Trilha do Pinheirinho, aqui em Petrópolis (RJ), comemorar o aniversário de 1 ano da Trovão Verde, do Eduardo da Hora, que virou um amigo fora de estrada. Aliás um parentese (mais um hahahaha), nesse mundo você ganha amizades e conhece uma galera que veste a camisa pelo outro, é uma galera unida como nunca vi igual. 

Chegamos no topo. Trilha do Pinheirinho. Julho/2016.
Foram 38 carros saindo de Itaipava para curtir um dia de brincadeiras, com percurso curto (menos de 4km), com bastante técnica, pois não adianta apenas "meter o pé no porão", se você não sabe onde enviar a roda pra não tombar. 

Quer saber como foi? Aperta o play de nosso vídeo no Youtube. Ah, e assina o nosso canal no Youtube pra não perder os nossos vídeos. =D

Trilha do Pinheirinho - Comemoração do primeiro ano da Trovão Verde

Se quiser fazer a trilha, é só baixar nosso rastro no wikiloc aqui. Caso você queira entender um pouco mais sobre o que é o wikiloc, aproveita e leia nosso post Wikiloc - a comunidade dos aventureiros 

E você, já tem noções de 4x4? Já fez a trilha do Pinheirinho? Conta pra gente =D

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro