Estrada Real - Caminho Novo - de Itaipava até Barbacena - Roteiro de 3 dias

Na Páscoa desse ano aproveitamos e fizemos mais um pedaço da Estrada Real, saindo de Itaipava, em Petrópolis, no Rio de Janeiro até Barbacena, Minas Gerais, fechando quase 2/3 do Caminho Novo.

Nossa "viatura" na Estrada Real. Março/2016.

Optamos em não fazer o trecho de Porto Estrela até Petrópolis pela falta de tempo e também com o pé atrás dos locais que passaríamos, confesso que o medo falou mais alto e isso é ruim quando estamos falando de viagem, mas enfim, preferimos pecar pelo excesso.

Assim, definimos qual seria o nosso roteiro segundo o seguinte planejamento:

DiaPlanejado
1  10h - Castelo de Itaipava (marco 1849)
 10-12h - Trecho Itaipava - Pedro do Rio - Secretário - Paraíba do Sul
 12h - Paraíba do Sul
 17-20h - Trecho Paraíba do Sul - Juiz de Fora
 Pernoite em Juiz de Fora

2  9h - Trecho Juiz de Fora - Santos Dumont
 12h - Santos Dumont
 17-20h - Trecho Santos Dumont - Barbacena
 Pernoite em Barbacena

3  Dúvida:
Fazer a Estrada Real até Ressaquinha (MG)
 ou
 Ir até a Nascente do Rio Doce?

A ideia de fazer a Estrada Real nesse feriado foi a de nos testar. Além de conhecer as cidades por onde passaríamos, queríamos ver as condições da estrada, e saber qual seria o nosso comportamento durante a viagem: como seriam as meninas dentro do carro por tanto tempo, como seria a navegação agora com crianças "interferindo" a comunicação (pois sabemos que elas falam e brincam e brigam rs), saber qual a velocidade "média" do percurso, essas coisas.

Pra que eu quero saber tudo isso? Bem, vamos viajar os demais trechos por 30 dias nas nossas férias, então quero e gosto de planejar, pois temos que ver pontos de pernoite, fazer reservas e esse tipo de coisa tem que considerar quanto tempo a gente vai gastar em determinado trajeto, quanto tempo "livre" nas cidades teríamos, etc.

Saindo do Rio de Janeiro e chegando em Minas Gerais, pelos menos caminhos de 1800 e bolinha. Março/2016.

Vou fazer os posts dos trechos nas próximas semanas (não percam!), mas já adianto aqui o que observamos em nosso "teste":
  • Nem sempre as condições da Estrada Real estarão como as descritas na planilha. Por exemplo, um trecho (não vou dizer qual pra você ficar curioso e voltar para ler os próximos posts rs) a planilha dizia que estava tranquilo, que era largo e fácil de ir. Mas chegando lá, a coisa não estava nada fácil, as chuvas do início do ano detonaram a estrada e foi punk passar por ali de carro. Então quando lemos que o próximo trecho era mais pesado do que aquele que ele dizia "tranquilo" preferimos fugir pela BR-040.
  • A velocidade média nas estradas de terra e barro foi de 20km/h. Como eu havia previsto uns 30, nos atrasamos e perdemos tempo "útil" para ver as cidades pelo caminho.
  • Mesmo tendo observado o horário das atrações pelo caminho, encontramos duas fechadas, sem qualquer divulgação, mesmo no feriado... O que eu não esperaria de algo voltado para o turismo.
  • As meninas comportaram-se bem. Jade, com 6 anos, curtiu "navegar" pelas planilhas com o pai, marcando os marcos da Estrada, procurando-os pelo caminho. Laura, de 2 anos, ficou distraindo-se com biscoitos, DVD (não aguento mais a música do Hi-5!), dormir, ...
  • Ter as reservas dos hoteis nos poupou a busca por onde ficar.
  • Não ter pesquisado onde comer bem, nos custou algumas refeições não tão boas assim...

Ficou curioso de saber como foi a nossa experiência pelo Caminho Novo da Estrada Real e como conseguimos mais cinco carimbos em nosso passaporte (já temos 11 dos 36 carimbos disponíveis)?! Assine nossa newsletter para receber tudo junto na sua caixa de email quando eu terminar de publicar aqui, ou acompanhe nosso blog aqui ou no Facebook para saber quando os próximos posts serão publicados e você ler em primeira mão.

Trecho que cobrimos (com alguns desvios que comentarei nos posts que farei) na Páscoa. Veja em meu Google maps.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro