As belezas do Sul de Minas - Cambuquira

Depois de Vassouras, Penedo e  Campos do Jordão, fomos para Cambuquira, no Sul de Minas Gerais. Essa cidade mineira é um dos nossos destinos corriqueiros, pois a nossa família é de lá, então sempre que rola feriado, a gente acaba indo para lá para rever o povo.

Cambuquira possui como atração principal o Parque das Águas da cidade, com 5 fontes de águas minerais, tendo inclusive sido escolhida como a melhor água da América Latina em 1997.

Fonte Roxo Rodrgues, 

Para os aventureiros e apreciadores de belas paisagens, vale a pena visitar o Pico do Piripau, de onde soltam parapentes e de vez em quando rola etapa de campeonato por lá.

Parapentista soltando do Pico do Piripau.
Além disso, você pode ir conhecer a Igreja Matriz de São Sebastião (Av. Rui Barbosa, Centro), que foi inaugurada em 1925. É uma igreja de fachada simples, com duas torres com sineira, vários vitrais e um relógio. A nave é simples, com piso em cerâmica e teto com ripas de madeira e em seu altar possui uma imagem de São Sebastião.

Igreja de Cambuquira, à meia noite. Fevereiro/2016.

Para quem gosta de natureza, vale a visita à Cachoeira do Congonhal, com algumas quedas, e uma "piscina" bem grande. O fundo é pedregoso, mas com folhagens também, não muito profundo. Dependendo da época a água pode ficar barrenta por causa das chuvas. A água, obviamente, é gelada, ótima para os dias quentes.  Você estaciona praticamente do lado dela. É tranquila de chegar e é boa para crianças também. Para chegar lá, acesse a trilha no meu wikiloc.

Cachoeira do Congonhal. Fevereiro/2016.

Cachoeira do Congonhal
Cachoeira do Congonhal. Junho/2007.
No Mirante do Cruzeiro (onde há um cruzeiro e antenas de celular), você pode chegar de carro, e observar a cidade do alto, tendo como referência a Igreja de São Sebastião. É tranquilo chegar lá, e para facilitar, carreguei o caminho no wikiloc.  Você ainda poderá ver de pertinho uma fazenda de café que tem logo ali. Só cuidado com o mata-burro na estrada.

Cambuquira, vista do alto do Morro do Cruzeiro. Na foto há zoom, você não vai ver a igreja tão pertinho não. 2007.

Para os amantes de céu estrelado, Cambuquira é um ótimo local. Basta se afastar um pouco das luzes da cidade, para ser brindado com esta visão:

Sim, você consegue enxergar a Via Láctea de Cambuquira!! Fevereiro/2016.

Rastro de estrelas no céu de Cambuquira. A estrela mais luminosa na verdade é um planeta: Júpiter. Fevereiro/2016.

Uma pena o observatório da cidade não estar funcionando regularmente...

Como hospedagem na cidade, não conheço muito bem os hoteis, pois ficamos em casa de parentes. Mas o Hotel Cambuquira, a Pousada Lua Luana e a Pousada Realiza me parecem uma boa opção.

2 comentários

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro