Rio de Janeiro - Fundação Oswaldo Cruz

Na Campanha de vacinação contra a paralisia infantil de 2015, em meados de Agosto, decidimos levar as meninas para vacinar na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, pois eles fariam atividades para as crianças no sábado de vacinação, e como ainda não conhecíamos, apesar de sermos do Rio, achamos que valeria a pena ir lá.

Pavilhão Mourisco, Castelo de Manguinhos.
O Castelo de Manguinhos, o Pavilhão Mourisco, é belo e chama a atenção de quem passa pela Avenida Brasil. Agosto/2015.

Chegamos cedo, por volta das 10h e foi bem tranquilo achar vaga a hora que chegamos (depois estava um tanto lotado). O local estava em festa!

Mapa de todo a FioCruz. Agosto/2015.
Maquete da FioCruz, mostrando a Avenida Brasil. Agosto/2015.
Para evitar as longas filas de vacinação, fomos primeiro dar a vacina para a Laura. Havia uma pequena fila, mas logo entramos na Biblioteca de Manguinhos, um dos prédios da FioCruz, com ar condicionado. O local estava bem organizado, as crianças eram encaminhadas para apresentação da caderneta de vacinação e depois para a vacinação. Depois de vacinadas, as crianças ganhavam uma sacolinha com alguns briquedinhos, garrafinha de água, frutas, suco, e alguns lanchinhos; e ainda podiam ficar colorindo ali no prédio mesmo, fazer pintura, entre outras atividades.

Verificação da caderneta de vacinação das crianças. Agosto/2015.

Jade escolheu pintar a mão. Agosto/2015.

Mal saímos do prédio e as meninas ganharam bexigas a gás e foram correndo se divertir nos brinquedos (tudo gratuito). Além dos brinquedos, havia na programação apresentação de grupos das comunidades do entorno e de bandas musicais.

Brinquedos para a criançada. Gratuito! Agosto/2015.

Brinquedos para a criançada. Gratuito! Agosto/2015.
Também houve distribuição de algodão doce, pipoca, picolés. As crianças estavam eufóricas.

Tentamos andar no trenzinho porque a Jade estava louca de vontade, mas a fila estava enorme e desanimamos.

Trenzinho. Agosto/2015.

Fomos para o Castelo de Manguinhos (Pavilhão Mourisco). Eu sempre tive vontade de conhecê-lo, uma vez que sempre o via nas minhas inúmeras passagens pela Avenida Brasil, e confesso que fiquei um tanto frustada por não ter o que ver lá dentro. É só subir as escadas e ver o visual. Mas nada. Achei que teria algo como laboratórios para as crianças, essas coisas. Não sei se é sempre assim, ou se foi apenas no dia da vacinação para evitar tumulto. =(  Mas a arquitetura do pavilhão é linda, de 1918, com azulejos portugueses, pisos de mosaicos franceses, a escadaria é de ferro forjado com degraus de mármore Carrara. O elevador é o mais antigo em operação no Rio de Janeiro, de 1909, no entanto a gente não pode usar, mas fiquei encantada observando-o.

A entrada do Pavilhão Mourisco é pela parte de trás. Agosto/2015.

Oswaldo Cruz, grande sanitarista brasileiro. Agosto/2015.

Neste dia havia exposição de insetos e aracnídeos, onde as crianças podiam observá-los; barraquinhas com explicação sobre doenças como AIDS, dengue, etc; campanha de incentivo de doação de leite materno; campanha de adoção de animais de estimação; pequenos experimentos (como a diferença luminosa entre as lâmpadas incandescentes, fluorescentes e as de led); entre outras atividades.

A coleção de borboletas. Agosto/2015.
Além disso, no complexo, a céu aberto, o Museu da Vida e o Parque da Ciência, onde existem pequenas construções onde pode-se aprender um pouco sobre ciências de maneira lúdica e criativa, que as meninas adoraram.


"Vibrando e ouvindo". Museu da Vida. Agosto/2015.

Tubos Musicais. Museu da Vida. Agosto/2015.

Espelhos sonoros. Agosto/2015.

O local é, em sua maioria, acessível, tendo micro-ônibus para trânsito interno e carrinhos elétricos para atender gestantes, portadores de necessidades especiais e idosos. Havia bebedouros por vários locais, banheiros, uma pequena lanchonete perto do ponto de embarque do trenzinho.

Nós fomos embora por volta de meio-dia, para evitar o sol quente. Foi muito bom ir conhecer uma parte da cidade onde eu sempre passava batido diariamente.

Onde fica: Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, (21) 2598-4242
Ingresso: gratuito (recomenda-se agendamento para grandes grupos).
Site Oficial: FIOCRUZ

Para saber mais: Projeto Memória


UPDATE: A campanha de 2016 acontecerá no dia 24/09/2016. Veja a programação:

Programação do FioCruz para Você de 2016. Fonte: http://portal.fiocruz.br


Se quiser mais dicas sobre o Rio de Janeiro, não deixe de garantir uma cópia de nosso e-book digital gratuito "Rio de Janeiro com crianças", com dicas para famílias viajantes com crianças até 12 anos de idade.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro