Conte sua viagem - Portugal com crianças IV - by Raphaela Tavares

Convidei a Raphaela para escrever seu relato de viagem a Portugal com seu filho, Raul, de 5 anos de idade, e sua família. O relato está dividido em quatro partes, a primeira parte já foi publicada aqui, a segunda parte aqui, a terceira parte aqui e hoje trago a última parte.

Viajar com crianças é possível!! Vamos acompanhar a última parte do relato da Rapha?

"Saindo de Lisboa, voltamos ao nosso ponto de referência, Maçãs de Dona Maria, pois descansaríamos um pouco da viagem, 2 dias e seguiríamos para o norte do país. A primeira parada foi em Guimarães, as ruas ainda conservavam um ar medieval e foi lá que "nasceu" Portugal, tendo a estátua do primeiro rei, Dom Afonso Henriques, bem na frete do Castelo.
Guimarães, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.

Seguindo o roteiro, a próxima parada foi na Igreja de Bom Jesus de Braga, que ficava no alto de um morro e de lá tinha vista panorâmica de cidade de Braga. O lugar é encantador e pode subir à pé ou de carro. A vantagem de ir à pé, é que pelo caminho há estátuas de santos, que são relíquias históricas e para quem é católico é bem significativa essa peregrinação. Após a visita, fomos para Braga, que na minha humilde opinião foi o lugar mais lindo que visitei!
Braga, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares

Em Braga, ficamos no hotel Dona Sofia e dois dias de hospedagem para 5 pessoas custou 170 Euros. A localização da hospedagem era ótima, ficava no centro da cidade e andávamos à pé. Nunca vi um lugar, que na verdade era uma cidade com comércio e residência, com tantos monumentos históricos bem preservados, em todos os cantos tinha uma igreja e muitas praças floridas. Os jardins eram uma atração à parte, super coloridos, que contrastavam com a arquitetura histórica monocromática. Nesses dois dias, preferimos curtir o local e passear pelas ruas e se deslumbrar com a paisagem.

Bom Jesus de Braga, Braga, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares
No nosso roteiro a cidade seguinte a ser visitada era Viana do Castelo, o dia estava nublado e resolvemos não subir a serrinha  que tem o castelo, curtimos os arredores. Enquanto minha mãe e sogra passeavam pelas lojinhas, resolvi ficar com o Raul num parquinho imenso, de areia, bem em frente ao castelo. Nunca vi um parque público como aquele aqui no Brasil, bem conservado, com brinquedos diferentes, de areia e imenso! Nosso intuito era visitar o castelo, mas como o dia parecia que ia chover, resolvemos encurtar esse passeio e ir para o Porto.
Porto, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares

A visita à Porto foi feita num domingo de manhã, então dá para concluir que não havia muita coisa a ser feita, já que é uma cidade grande e muita coisa estava fechada (falta de planejamento). A impressão que tive da cidade é que ela parecia São Paulo, muito mais limpa, conservada, que apesar de ter grandes monumentos históricos, ainda assim, continuava sendo uma cidade grande. Esse passeio valeria mais dias, para atravessar o Rio Douro, conhecer as vinícolas, mas estávamos apertados de tempo e como demos prioridade para conhecer o interior do País, não conseguimos curtir mais o local.
Porto, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares
De lá fomos almoçar em Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa. É uma delícia de lugar e estava curiosa para saborear os docinhos chamados de "ovos moles" que são feitos em formato de ovos com recheio de um doce com gosto que lembra quindim. Aliás, eu como uma boa formiga, fiz questão de provar todos os doces regionais por onde passei e constatei que todos tem gostos muito parecidos, pois levam muito ovo, mas o que muda são os formatos e alguns ingredientes que dependem  de região pra região."
Aveiro, Portugal. Agosto/2014. Foto: Raphaela Tavares.

O que você achou do roteiro que a Raphaela fez? Portugal deve ser maravilhoso com crianças, pois você não tem o problema da língua diferente, e por ser um país pequeno que você consegue conhecer os principais pontos turísticos em uma única viagem de média duração. Está na minha wishlist e na sua?

O mapa com os lugares visitados pela Raphaela, você pode conferir logo abaixo:



Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro